Superar medos – 7 técnicas surpreendentes

Sabe aquele temor que te impossibilita de viver variados momentos da vida? É normal sentir medo, pois ele é uma fonte de proteção. Todavia, em excesso é prejudicial. É preciso superar medos, afinal, eles impedem muitos de viverem o presente por sempre temerem que situações passadas possam ser repetidas ou mesmo o próprio temor de momentos novos e desconhecidos. Nessas circunstâncias é realmente algo difícil de lidar, uma vez que o medo está sendo gerado por inseguranças, vergonhas, baixo autoestima, etc.

Outro grande problema é que o temor impede com que façamos escolhas positivas. Por exemplo, surge uma grande oportunidade de negócio para você. Mas de repente você se lembra que anteriormente em algo parecido você fracassou, assim sua opção será de não tentar mais uma vez. Ou, quem sabe, na hipótese de medos emocionais de se entregar ao amor novamente. Muitas pessoas temem tanto as feridas emocionas que têm medo de amar – sobre como superar esse medo clique aqui.

O meu intuito com esse artigo é de disponibilizar técnicas incríveis para te ajudar a se livrar dos medos que te impedem de viver o momento presente. Muitos estão tão presos ao passado que viver o agora parece impossível – é de extrema importância se livrar do que já passou. Se existem traumas que você ainda não superou e te fazem ter diversos medos clique aqui e aprenda como superar. No mais, vamos partir para as dicas. A primeira é que você necessita aprender a…

1) Superar medos compreendendo que eles não são você

É importante entender que o medo não faz parte do seu ser ou da sua personalidade. Muitos sentem até carinho por alguns medos que carregam. Isso chega a ser engraçado. É comum até alguns dizerem que têm tal medo desde a infância e que por isso imaginam que sempre será dessa forma. Na verdade não precisa ser assim. Medos servem apenas como incapacidades, então necessitam ser superados, seja qual for o temor.

Ao compreender que eles não são você procure se lembrar do quanto tais temores já te incapacitaram de realizar algum feito. Muitas ações que você gostaria de ter feito no passado não foram possíveis em virtude desse temor que apenas aprisiona suas vontades. Use tais recordações como um combustível para você entender de vez que o seu medo não é parte da sua personalidade e que ele precisa ser eliminado. É importante também para superar medos que você…

2) Descubra a origem do medo

Muitas situações passadas são provenientes dos medos presentes. Por isso, a importância de descobrir qual é a origem do medo. Por exemplo, o medo do escuro pode ter sido causado por algum episódio específico na infância. São várias as experiências desde quando éramos crianças que podem nos causar medos e muitas vezes até nós mesmos desconhecemos que algo tão distante no passado pode interferir até nos dias atuais. A verdade é que o passado pode ser fonte de inúmeras prisões mentais se não tratado.

superar medos raiz

Por isso, sente-se em um local calmo e pergunte a si mesmo o motivo de determinado medo e procure por algum episódio específico mentalmente. Vá anotando detalhadamente tudo o que você vai se lembrando. Muitos sentem dificuldade ao tentar encontrar o ponto exato do trauma sozinho, por isso clique aqui e aprenda mais sobre como superar limites.

3) Mantenha o controle em momentos de medo

Muitas pessoas procuram evitar situações que podem causar medo. Por exemplo, aquela pessoa que tem medo do escuro dificilmente ela irá ficar em algum local com pouca luz. Afinal, sua imaginação é fértil com iluminações baixas e em circunstâncias assim veem coisas que não existem. Mas, é sabido que tal pessoa não tem controle sobre a falta de energia que pode ocasionar uma escuridão na cidade. Então como agir nessa hipótese?

É aprender a manter o controle com técnicas de distrações. Por exemplo, feche os olhos e faça uma meditação ou técnicas de relaxamento durante o período sem luz. É importante ter em mente que não é a falta de energia o problema, mas sim o que você carrega em seu subconsciente. Então qualquer hipótese de medo excessivo é por algo que está na mente e não propriamente na situação temida.

4) Desassociar fantasia da realidade

É como eu disse anteriormente. O medo está na mente e não propriamente na situação. Muitos têm tanto medo que acabam supervalorizando as consequências. É o típico caso de alguém que ficou sabendo que um avião caiu e a partir de então tende a achar que não é um meio seguro para viajar e opta por uma viagem a carro. Todavia, não fez um estudo abrangente para conhecer que o local mais seguro para um avião é realmente nas alturas. Ou mesmo não pesquisou por estatísticas procurando saber quantas pessoas morrem no trânsito para cada avião que cai.

Por isso é muito importante sair do campo da fantasia e realmente buscar por conhecimento. É dessa forma que você consegue superar medos. Se todos pesquisassem mais antes de temerem situações estariam vivendo uma vida mais tranquila e com paz. Todavia, muitos preferem o medo e a incompreensão do que a busca por conhecimento.

5) Esteja concentrado no presente

Como eu disse, muitos medos têm sua raiz no passado e muitas pessoas acabam se paralisando por temer que os acontecimentos que já passaram se repitam no futuro. É de extrema importância aprender a viver o presente e superar medos. Afinal ele sempre será um inibidor de ações futuras. Dessa forma muitos tendem a permanecer frequentemente aprisionados. Quando aprendemos a viver o presente e a agir no agora tendemos a eliminar muitos dos nossos medos.

superar medos presente

Você precisa perceber que o seu medo é com relação a uma possibilidade do futuro. Mas não existe apenas tal maneira de acontecer algo e sim diversas outras. Por exemplo, você teme iniciar um novo relacionamento por imaginar que pode vir a sofrer novamente. Mas existe apenas essa maneira de acontecer os fatos? Não, existem tantas outras formas. Inclusive, para você que tem medo de amar clique aqui e saiba como superar.

6) Enfrente gradualmente o medo

Pode parecer um passo difícil, afinal é complicado enfrentar algo do qual sente temor. Mas se você deseja superar medos e mudar o seu estilo de vida e até mesmo os resultados que anda colhendo é importante aprender a seguir esse passo. Por exemplo, suponhamos que você tenha medo de almoçar fora por temer alguma situação constrangedora. Para superar de forma gradual que tal começar por almoçar na casa de um familiar? Após, na casa de um amigo mais íntimo? E assim sucessivamente até que você já consiga almoçar em locais públicos.

Eu sempre tive muita dificuldade em sair e me alimentar em locais públicos. Tudo mudou após o início de um namoro que eu me via no compromisso de ter de enfrentar esse medo. No início era complicado, sempre optava pelas mesas mais escondidas até que chegou um dia que isso já estava superado e não era mais um problema. Então a dica é enfrentar gradualmente as situações das quais você tem medo.

7) A lembrança das superações

Por fim, é importante que você tenha em mente tudo aquilo que já superou em sua vida. Todos os traumas e medos que um dia foram motivos incapacitantes. Tente se lembrar o que te levou a agir e enfrentar o temor. É bem provável que uma resposta óbvia é que você não tenha se deixado intimidar com o medo. Talvez nos momentos em que estava a pensar negativo você tenha conseguido um momento de lucidez no qual enviou mensagens positivas e de ânimo ao seu cérebro.

O grande problema nunca será sentir medo, mas sim se deixar paralisar em virtude do temor. Muitas pessoas que vivem uma vida sem limites também têm seus medos, mas elas aprenderam a agir apesar do medo. É somente assim que você irá superar medos e traumas. Pois a ação te mostra que o que antes era tão temido na verdade não tem nada de assustador.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

  1. Priscila

    Incrível esse artigo. Parabéns
    Nossos medos e temores devem ser confrontados com nossa razão. Por ex: muitas pessoas não voam em aviões por medo. O que minha razão e verdade me dizem: se eu não pegar esse voo, deixarei de conhecer pessoas e lugares maravilhosos. Você é o autor de sua própria história, não permita que o medo o paralise, quando ele bater em sua porta simplesmente diga em voz alta: “eu não aceito esse medo em minha vida, eu sou superados de desafios”.

    Responder
    1. Douglas Teixeira

      Muito obrigado, minha amiga. Exatamente como você disse… é essa atitude que devemos ter para assim vivermos o de melhor que há nesse mundo e não nos deixarmos paralisados. Desculpe a demora em responder – não havia visto notificação.

      Responder

Deixe um comentário: