Remorso – saiba como superar os erros cometidos

Sabe aquele vazio ou mesmo sentimento de tristeza por se lembrar de um erro cometido? Muitas pessoas sentem o remorso. A verdade é que muitos se arrependem do passado, todavia não procuram uma forma de praticar o auto-perdão. Dessa maneira, se auto-condenam e estão sempre envergonhados por atitudes que não fazem mais parte de si. Em muitos casos as pessoas sentem uma raiva incontrolável delas próprias chegando a ter dificuldades em falar da sua vida.

No decorrer desse artigo iremos abordar três tópicos sobre o remorso. Primeiro, irei te falar como lidar melhor com ele. Após, irei falar os casos mais comuns que levam alguém a sentir esse sentimento negativo. E, por fim, irei te dar algumas dicas para superar e retomar o progresso na vida.

Espero que esse artigo te ajude a crescer dando mais possibilidades para se livrar da culpa e ser mais feliz. Não faça apenas uma leitura superficial – estude realmente esse artigo e se livre de uma dor que tanto o prejudica. Aproveite o conteúdo!

Aprendendo a lidar com o remorso

aprendendo lidar com o remorso

Fato é que o remorso é um sentimento realmente difícil de enfrentar. Afinal, o indivíduo assume uma culpa que causa uma situação incômoda para si próprio. Mas a verdade é que os seres humanos estão passíveis a cometer erros a qualquer instante. Porém, muitos sentem uma resistência muito grande em aceitar que errar faz parte da vida. Existem aqueles que erram de maneira intencional em um claro ato de maldade, enquanto outros cometem em uma explosão incontrolável causado pela raiva, ciúmes, inveja, etc.

Seja qual for a hipótese de ter cometido o erro, o remorso pode vim a acontecer. Todavia, é mais comum em pessoas que se julgam acima do bem e do mal e que nunca gostam de falhar. Eles não entendem que viver uma vida sem falhas é impossível, até porque um momento ou outro podemos estar desatentos, estressados, mau humorados. E, em virtude disso, o campo para o erro se torna fértil.

É comum que em situações como essas as pessoas só percebam o erro após terem cometido a ação. Afinal, estavam dominados por algum tipo de sentimento que impossibilitava uma atitude consciente. Nesses casos é importante se lembrar que não há uma possibilidade de mudar o acontecido. Todavia, muitos acabam remoendo essas situações e assim vivendo uma vida intranquila – tendo até mesmo sua produtividade, seu sono, felicidade afetados.

Algo frequente para aqueles que admitem a falha é a dificuldade de pedir desculpas. Por vezes é muito mais fácil para quem sofreu o dano perdoar o indivíduo que cometeu a falha (mesmo que ele não tenha pedido o perdão) e seguir em frente. Porém, aquele que errou vive preso em situações por não ter tido a humildade de pedir desculpas. É importante que você aprenda a superar o passado e seguir em frente – para aprender clique aqui.

Quais as situações mais comuns de remorso?

remorso

O remorso é uma situação que se apresenta mediante um erro cometido no passado. Se interpretado da maneira correta pode ser algo benéfico, afinal apresenta uma possibilidade para mudar. Todavia, muitos preferem remoê-lo ao invés de procurar por mudanças. Muitos sentem remorsos em uma situação onde não há muito o que mudar – no leito de morte. Inclusive, você sabia que os remorsos ao fim da vida são muito comuns? A seguir apresento os que são mais frequentes.

A enfermeira Bronnie Ware fez um estudo para saber quais os maiores remorsos das pessoas em seu leito de morte. Por mais incrível que possa parecer, um dos mais comuns é a atitude de não ter se permitido ser verdadeiramente feliz. Afinal, eles preferiram ficar presos em hábitos e padrões se mostrando contentes para as pessoas em sua volta. Outro arrependimento que me surpreendeu foi o fato de que eles gostariam de ter mantido mais contatos com seus amigos. A verdade é que muitas vezes dedicamos mais tempo somente a nossa própria vida e nos afastamos de amizades de ouro.

Outro pesar frequente está relacionado ao fato de terem passado suas vidas mais concentrados no trabalho. Muitas pessoas se preocupam tanto com status financeiro que esquecem de dar atenção para as pessoas que realmente são importantes. Segundo Bronnie, todos os pacientes do sexo masculino disseram sentir esse tipo de remorso.

Por fim, outro arrependimento é ao desejo de terem vivido uma vida fiel a si mesmo. Muitas pessoas acabam trilhando caminhos para realizar sonhos que outras pessoas desejaram por elas. Algo muito prejudicial – se assim não fosse não seria um dos maiores remorsos à beira da morte. Uma dica para você que não deseja ter esse último remorso é clicar aqui e aprender a escolher sua própria maneira de viver.

Como superar e retomar o progresso na vida

remorsos superar

Um bom começo para você superar remorsos e retomar o progresso da sua vida é se arrepender todas as noites antes de dormir. Por exemplo, faça uma análise de como foi o seu dia, dos erros que cometeu e faça um esforço para corrigi-los. Essa dica não é para você ficar ainda mais ressentido, muito pelo contrário… é para você ter ciência do que é preciso mudar para não mais sentir tantos remorsos.

É importante que você aprenda a praticar o perdão. Não guarde ressentimentos ou sentimentos de inimizades. Saiba praticar o perdão tanto perdoando quanto pedindo perdão para aqueles que você cometeu algum erro. Muitos sentem um remorso muito grande quando percebem que por alguns erros pessoas que eram significativas em suas vidas ficaram no passado.

Outra dica importante é com relação as mudanças. Não procrastine quando perceber que é importante mudar algo para sua vida melhorar. Se esforce realmente para buscar a transformação, pois desse modo mais tarde você não sentirá o pesar de não ter tomado uma atitude para subir um novo patamar de vida. Lembre-se que a razão da vida é estar em progresso, seja na área que for, então sempre procure melhorar.

Por fim, seja grato por tudo que tem em seu caminhar – até mesmo pelos erros. Afinal, o melhor meio de aprendizado não são os acertos, pois eles não ensinam nada. Por sua vez, os erros são valiosos, uma vez que se encarados com sabedoria podemos analisar nossas atitudes e ver onde estamos falhando para assim buscar por mais crescimento. Um artigo interessante para complementar a leitura sobre aprender com os erros é com relação ao sentimento de frustração. Clique aqui e descubra como ela pode ser um degrau para o sucesso.

A escolha é sua…

Mário Quintana já dizia “há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer”. Então, saiba realmente ter atitude para lutar por todos os seus objetivos e sonhos. As dicas foram passadas nesse artigo tanto para você provocar mudanças e não sentir a dor do remorso quanto para você ter conhecimento dos maiores arrependimentos à beira da morte e não ter de senti-los. A escolha é sua, opte por aprender com os erros e transformá-los em acertos.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

  1. andreanjoo@hotmail.com

    Olá, grande Douglas Teixeira!
    Esse artigo, nos leva a entender que os grandes males da humanidade, e que estão levando as pessoas ao abismos dá solidão, das frustrações, e das desvalorização dos valores, realmente essenciais a nossa existência!
    Então, sendo assim, vamos distribuir abraços, tempo para ouvir mais os outros, compartilhar momentos felizes, descobrir o lado bom do próximo, e deixando de lado as amarras das desilusões!
    Porque, como na natureza, tudo se transforma, e para o bem incomum!
    Sejamos felizes!
    Grande abraço
    André Anjos

    Responder

Deixe um comentário: