Reconhecer os erros – afinal, herrar é umano

Você costuma reconhecer os erros ao perceber que cometeu algum? Certo é que uma atitude como essa requer muita humildade. Todavia, ter esse tipo de comportamento em uma sociedade tão competitiva se torna cada vez mais utópico. Mas, é preciso ter em mente que todos nós cometemos erros. Uns mais, outros menos. Ninguém está livre de uma vez ou outra magoar alguém; julgar precipitadamente outra pessoa; agir no impulso ou na raiva, entre variados outros exemplos.

No decorrer desse artigo analisarei três pontos importantes a respeito do erro. Primeiramente, falarei sobre a possibilidade de reconhecer o erro e voltar atrás. Após, trarei uma breve reflexão bíblica sobre os erros. E, por fim, mostrarei pontos positivos que você estabelece em sua vida ao reconhecer que estava errado.

Espero que aproveite cada palavra desse artigo. Afinal, foi escrito com todo o carinho para ser uma fonte de sabedoria para sua vida. Torço que ao término dele você tenha mais capacidade de reconhecer seus erros e viver mais em paz. Aproveite o conteúdo!

Se for preciso… volte atrás!

reconhecer os erros voltar atrás

Sabe aquela falta de coragem em voltar atrás ao reconhecer os erros? Muitas pessoas a sentem e assim não desenvolvem o aprendizado que cada situação pode trazer. Pior do que essa falta de reconhecimento é sempre culpar os outros por cada erro que eles cometem. Muitos são complacentes demais com os próprios erros, todavia não o são quando se trata do erro de outrem. Ter esse tipo de comportamento é errar uma vez mais. Afinal, você sabe que errou, mas por algum motivo continua permanecendo no erro.

Existem dois pontos interessantes para reconhecer os erros e voltar atrás quando preciso. O primeiro deles é com relação a humildade. Muitos entendem que ser humilde é reconhecer a grandeza do outro. Mas não é apenas isso… quem possui essa qualidade sabe analisar os próprios limites, as fraquezas que fazem parte de si, é aquela pessoa que sabe reconhecer a verdade e agir de acordo com ela. Então, se errou, reconheça, volte atrás.

O segundo ponto a analisar é que muitas pessoas sentem vergonha ao errar. É importante que você se livre desse medo. Afinal, ele pode incapacitar várias áreas da sua vida. Muitos realmente temem o ridículo, a falta de honras e, desse modo, acabam deixando seus erros escondidos. É preciso ter muita sabedoria e dignidade para superar esse sentimento ruim e recomeçar. Afinal, errar é humano, ou herrar é umano, rs.

Por fim, tenha em sua mente que se você não quer continuar errando por toda a vida saiba reconhecer os erros e viver uma outra perspectiva. Logo, não tenha medo de recomeçar! Assuma os erros e se reerga mais forte e experiente. No mais, já dizia um ditado popular “quem nunca errou que atire a primeira pedra”.

Reconhecer os erros na perspectiva bíblica

reconhecer os erros

No tópico anterior eu entrei no assunto sobre como muitos não possuem a capacidade de reconhecer seus próprios erros, mas são totalmente habilidosos em culpar os outros pelos erros delas. Em 1 Coríntios 11.28 está escrito “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice”. Muitos perdem muito tempo examinado apenas o outro e perde a oportunidade de examinar a si mesmo. Algo que vai em caminho contrário ao que prega o livro sagrado em Mateus 7.3 “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho”?

Muitas pessoas vivem se sentido frustradas. Por vezes, solitárias, com poucos amigos. É muito comum quem não está disposto a reconhecer os erros viver isolado. Pois quem quer como amigo alguém que erra e continua sempre a errar? Eu, por exemplo, gosto de selecionar minhas amizades. Mas não por me imaginar um ser perfeito ou melhor que alguém. Muito pelo contrário, é por saber que eu preciso de pessoas boas ao meu redor que me ajudem a crescer também.

Por fim, se dê a oportunidade de realmente recomeçar – assim como eu me dei. Por vezes, no meu passado, já cometi inúmeros erros que hoje eu analiso como as maiores fontes de aprendizado que tive na vida. Afinal, eu aprendi a me desenvolver, aprendi a crescer mediante cada escolha errada que fiz.

Os efeitos positivos do reconhecimento de um erro

reconhecer os erros pontos positivos

O primeiro efeito positivo ao reconhecer os erros é com relação a atração de pessoas boas para sua vida. Afinal, quando temos a decência de agir com humildade e honestidade tendemos a ser mais querido pelas pessoas. Outro ponto é com relação ao autoconhecimento. Uma vez que quem procura aprender com os erros consegue realmente adquirir mais certeza de suas qualidades e um apurado senso ao observar os defeitos e procurar melhorá-los.

O terceiro aspecto positivo é com relação a viver uma vida mais sincera o que irá acarretar em mais confiança e segurança. E, por fim, quem costuma aceitar os erros e procurar mudá-los possui a capacidade de lidar melhor com as adversidades. Uma vez que cada erro que procuramos melhorar está na verdade nos possibilitando ter mais recursos para lidar com os momentos ruins. Se deseja aprender ser feliz lidando com adversidades aconselho a leitura do artigo como ser feliz lidando com adversidades clique aqui. 

Tenha em mente que errar não é algo tão negativo e prejudicial. Afinal, muitas vezes é um indício que você teve a coragem de arriscar em algo para viver melhores experiências. Então, seja um exemplo para os outros. Se errou, se desculpe! É dessa forma que você cria um lar mais harmonioso, amizades mais sólidas, relacionamentos mais agradáveis, enfim, é agindo assim que você cria a sua liberdade.

Errar novamente….

Por fim, é evidente que você tem a possibilidade de em cada nascer do sol escolher reconhecer os erros. Saiba realmente aproveitar a vida de uma maneira mais livre e feliz. Quem se prende aos erros vive de forma limitada. Não apequene sua vida vivendo dessa maneira. Se dê novas chances e recomece.

Antes de me despedir gostaria de deixar a seguinte mensagem: “não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.” – Confúcio.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

  1. Camila Oliver

    Nossa, muito bom os artigos.
    Estou aprendendo bastante, obrigada colega por tirar um tempinho pra ajudar pessoas com palavras tão edificantes.
    Meus parabéns!

    Responder

Deixe um comentário: