Procrastinar – o hábito por trás do fracasso

Sabe aquela preguiça de realizar determinada atividade? Muitas pessoas fracassam na vida justamente por terem essa preguiça maior do que a vontade de vencer. Na verdade, muitos encontram no ato de procrastinar o adiamento da realização de um compromisso que tende a trazer dor a curto prazo. Todavia, eles não se atentam nos prazeres que a longo prazo essa realização traria.

No decorrer desse artigo irei dar dicas sobre como evitar o ato de procrastinar por meio de distrações. Também abordarei hipóteses em que você pode estar postergando. Além é claro de falar sobre como evitar a procrastinação de atividades importantes através do hábito de ter foco – sobre a importância de focalizar clique aqui.

Ao término dessa leitura desejo que esse tenha sido realmente um artigo que fez a diferença em sua vida. Espero que se lembre de mim quando efetuar incríveis mudanças e passar a ter mais ação para conquistar seus sonhos. Aproveite o conteúdo!

O ato de procrastinar por meio de distrações

procrastinar

Atualmente são variadas as fontes que podem nos levar a procrastinar. No mundo em que a partir do smartphone podemos fazer muitas coisas, a procrastinação se faz presente para aqueles compromissos importantes. Sabe aquele momento em que você programa para iniciar uma tarefa, mas seu whatsapp apita e você se distrai entre uma conversa e outra? Aí apareceu “o seu eu procrastinador”, quando você se dá conta já se passaram algumas horas e a tal tarefa ficou para o amanhã.

Muitas pessoas sempre agem procurando o prazer imediato. Por isso muitos procrastinam naqueles compromissos penosos que não trarão esse prazer. Em virtude disso fica fácil entender a opção por atividades em que o prazer está sendo notado. O sistema límbico do nosso cérebro que está diretamente ligado ao prazer é um dos mecanismos pelos quais podemos ser levados a procrastinar.

Mas quais são as dicas para superar essas distrações e parar de postergar tarefas? A primeira é que você comece a fazer o que tem de ser realizado. Parece uma dica boba, mas não é. Muitas pessoas realmente não dão início ao que estão planejando e assim procrastinam até o momento em que aquela ideia não se faz mais querida de ser realizada. Outra dica importante é que você mantenha distância de tudo aquilo que pode tirar sua atenção. Por exemplo, desligue seu celular no momento que for realizar algo importante. É necessário que o seu foco esteja direcionado para aquilo que tem de ser feito (para saber mais sobre o foco clique aqui).

É válido também que você faça um sistema de recompensas. Por exemplo, sempre que notar que aquele compromisso foi realizado mediante nenhuma interferência de distrações se presenteie. Pode ser presentes por meio de palavras carinhosas, alguma recompensa em forma de comida, não importa o que seja, mas sim o ato.

Você pode estar postergando

procrastinar-postergando

É um fato da vida estar sempre postergando. Todavia, é perfeitamente possível atenuar mais esse contexto de modo que não atinja de maneira drástica as conquistas. Muitas pessoas sempre deixam para fazer determinados compromissos mais tarde ou mesmo depois. O problema se torna maior quando as estimativas do momento futuro propício para realizar algo se tornam demasiadamente distante. A maioria das pessoas pensam que podem realizar muitas tarefas no futuro, desse modo acumulam tantos compromissos que a procrastinação se torna um hábito.

Um dos motivos pelos quais as pessoas procrastinam está ligado ao medo. Muitos têm enormes receios de suas atitudes serem rejeitadas e consideradas um fracasso. Esse temor sempre traz consigo o ato de procrastinar. Outro motivo é que a procrastinação é algo muito fácil, pois não existe nenhuma consequência negativa no presente.

Para não protelar mais é importante que você pare e pense sobre as atividades que anda postergando. Não se prenda apenas a imaginar o prazer momentâneo. É necessário que realmente você questione quanto aos prazeres a longo prazo que podem surgir. Quando você se permite sair do piloto automático das avaliações inconscientes se torna mais um produtor da sua própria história. É fundamental aprender a aproveitar o momento presente. Realmente aproveite o processo em que tudo está sendo realizado. Não foque em todas as etapas do processo de uma só vez, mas sim em cada parte.

Por fim, seja comprometido com sua vida. Afinal, apenas com compromisso e senso de responsabilidade que você consegue realizar mais os seus objetivos. Muitas pessoas não conseguem realizar grandes conquistas, pois não aprenderam como realizar mais em menos tempo. Desse modo, tudo que se dispõem a fazer se acumula e a conquista se torna difícil. Por isso, aprenda clicando aqui como você pode realizar mais tarefas em menos tempo.

Evite a procrastinação nos compromissos importantes

procrastinar-compromissos-importantes

Há algo interessante sobre a procrastinação que muitos não percebem. Ela apenas é instaurada em tudo aquilo que se torna um dever. Você já pensou nisso? Afinal, tente se lembrar de alguma ocasião que você procrastinou naquela atividade tão prazerosa? Imagino que não tenha conseguido se lembrar, não é mesmo? Outro fator interessante é que muitas pessoas procrastinam tanto que uma primeira atitude do dia é procrastinar – aquele famoso adiamento por mais cinco minutos após o celular despertar.

Se você for pensar mais irá perceber que em qualquer momento sempre estamos fazendo algo – aqui entra o mundo do pensamento. Muitas emoções, sensações, são sentidas a todo instante. O pior cenário é quando você resolve ficar preso em seus pensamentos e deixa para agir em um compromisso importante mais tarde. Irei dar algumas dicas para você não postergar em atividades significativas, esteja atento.

A primeira dica é que você necessariamente precisa conhecer a si próprio. Em qual momento do dia você está propenso a realizar suas atividades mais prazerosas? No período do dia? Da noite? É justamente o momento escolhido que você não irá optar para realizar suas atividades importantes. Afinal, elas serão facilmente trocadas pelos prazeres. Logo, identifique o momento que você terá mais foco para produzir.

Outro passo fundamental é classificar suas tarefas em urgentes e importantes. Mas, o mais significativo aqui é você realizar as tarefas que são importantes. Como assim? Se você realizar apenas atividades urgentes as que são importantes hoje se tornarão urgentes amanhã. Então realize as importantes em primeiro lugar.

Uma última dica, mas não menos importantes que as demais é que você leia clicando aqui o artigo “Focalizar – o poder por trás da realização”. Afinal, onde você foca expande. Então através dessa leitura você terá mais dicas incríveis para superar essa procrastinação. Aproveite!

Seja diferente, se torne protagonista

Por fim, fica claro que você pode dizer chega para o ato de procrastinar e assim ter maiores conquistas na vida. Não espere pelo futuro para realizar seus objetivos, pois o momento de resolvê-los é aqui e agora. Muitas pessoas vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido. Procrastinar em seus sonhos é seguir o mesmo caminho dessa turma. Seja diferente, se torne protagonista de uma história vitoriosa escrita por suas atitudes.

Antes de me despedir quero deixar o seguinte pensamento: “procrastinar traz alívio imediato e fracasso a longo prazo.” – Josevan Oliveira.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: