Postergar – o grande inimigo de quem deseja ter sucesso

Você já deve ter ouvido um ditado popular que diz “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”. Todavia, muitas pessoas optam por postergar deixando para o amanhã variados afazeres até tudo se amontoar e sair do controle. Aquele que não possui a capacidade de administrar o seu tempo dificilmente terá grandes resultados na vida. Por isso a importância de saber evitar a postergação para assim as possibilidades de sucesso serem maiores.

No decorrer desse artigo irei aduzir sobre esse assunto abordando o que leva alguém a postergar tanto. Também será fonte de análise o quanto a postergação pode prejudicar sua produtividade. Além, é claro, de trazer dicas para que você possa abandonar de vez o ato de procrastinar sonhos e objetivos.

Espero que esse seja um artigo de grande valia para você. Afinal, foi escrito com o real intuito de te ajudar a se livrar de uma falta de ação que pode te levar a ter fracasso em todas as áreas da sua vida. Aproveite o conteúdo!

O que leva a postergar?

postergar

Postergar é aquele hábito que leva alguém a praticar uma atividade prazerosa em detrimento de outra necessária. Por exemplo, você precisa cumprir determinado objetivo hoje, mas você vai adiando e se ocupando com tarefas menos importantes até chegar ao ponto daquele objetivo necessário ter sido deixado para depois. Sendo assim, é uma barreira que inibe qualquer crescimento. Afinal, suas ações não estão sendo guiadas para o que é preciso fazer, mas sim para o que é mais conveniente no momento.

Um dos motivos mais evidentes que leva a postergação é a autocrítica excessiva. Muitas pessoas não acreditam em suas capacidades e desse modo optam por sempre adiar determinadas tarefas. Quando a mensagem dirigida ao cérebro é com relação a falta de habilidades acabamos focalizando nossa atenção para aquilo que temos medo. E por termos medo acabamos não agindo para superá-lo.

Outro motivo comum é com relação a idealização de objetivos. Muitos imaginam que seus sonhos são perfeitos.  Geralmente, quem assim o pensa acaba se frustrando mais tarde, uma vez que nada nessa vida é perfeito, tudo tem os altos e baixos. Aquele que se depara com a frustração é muito comum que posteriormente comece a postergar atividades por ter se decepcionado com uma conquista passada. Mas, se você deseja saber mais sobre a frustração e uma forma dela ser benéfica clique aqui.

Existe também aquelas pessoas que postergam por ter medo de errar. É um típico caso de quem adia suas tarefas imaginando que no futuro as habilidades irão surgir automaticamente. Mas a verdade é que com o passar dos dias você terá cada vez menos tempo para realizar o que é necessário. Desse modo, as chances de não cumprir com o objetivo só aumentam.

A postergação e a falta de produtividade

postergar falta de produtividade

A falta de foco e o adiamento de tarefas são os grandes vilões da produtividade. Dizem que é um dos grandes problemas do nosso século. Muitas pessoas optam por “empurrar com a barriga” e assim vão adiando seus compromissos até o limite. Claramente quem vive dessa maneira nunca terá grandes resultados. Por isso a importância de se livrar imediatamente desse mau hábito.

Muitos reclamam da falta de tempo como sendo um dos motivos para o ato de postergar. Porém, não é dessa forma que eu penso. Creio que todos nós temos tempo de sobra para cumprirmos nossos objetivos pessoais e profissionais, para sermos ou realizarmos qualquer objetivo. Todavia, muitos não sabem administrar o seu tempo e acabam gastando-o mais com atividades desnecessárias do que com aquelas que são realmente importantes.

O que você acha da ideia de agir sem planejamento? Se seu pensamento for positivo a esse respeito, claramente você também usa a desculpa da falta de tempo. E não adianta ficar com raiva de mim por estar te dizendo isso. Muitas pessoas não planejam suas ações e dessa forma devido aos imprevistos que podem acontecer, uma hora ou outra vão dizer que não possuem tempo suficiente para cumprir seus compromissos.

A verdade é que essa falta de tempo é na verdade uma falta de prioridades. Embora todos desejem ser bem-sucedidos profissionalmente, ser mais presentes com a família e amigos, ter uma maior conexão com Deus, cuidar mais da sua saúde, do físico, poucos são os que sabem priorizar suas ações para ter sucesso em todas essas áreas. Se você deseja fazer parte dos poucos que conquistam a vida dos sonhos compartilho um artigo que pode te ajudar – clique aqui para conferir. Tenho certeza que ele irá te ajudar a ser mais produtivo em qualquer aspecto que desejar.

Aprendendo a evitar o ato de postergar

evitando o ato de postergar

A primeira lição que gostaria de passar é com relação a você aprender o que é importante e o que é urgente. Realize aquelas tarefas que são mais importantes. As urgentes você realiza posteriormente. “Mas, Douglas, urgente vem de urgência, logo tem de ser realizado agora”. Sim, eu sei, mas as atividades classificadas como importantes hoje, serão urgentes amanhã se não realizadas agora. Então se você não deseja viver no ciclo da correria e do estresse por sempre ter tarefas urgentes para realizar, faça primeiro as mais importantes. Afinal, desse modo em um curto período você conseguirá controlar seu tempo de modo que não exista tarefas pendentes para serem classificadas como urgentes.

Outra dica importante é sobre a divisão das tarefas. Muitas pessoas postergam por ver aquele compromisso gigante a ser realizado. Por isso, a importância de dividir por pequenas etapas. Uma vez que assim não haverá aquele susto por ter algo tão extenso a ser feito.

É fundamental que você se dê recompensas tão logo terminar uma tarefa. Pois assim você estará se premiando por ter adquirido um novo hábito em sua vida. Com recompensas você sente cada vez mais prazer por ser um realizador. Pode parecer infantil essa dica, mas não é. Afinal, a motivação funciona.  Se motive por aquilo que irá ganhar assim que concluir um compromisso.

Por fim, e não menos importantes do que as outras dicas, é de extremo valor que você aprenda a ter foco. Muitos postergam em seus objetivos, pois não sabem dizer não para aquilo que irá os afastar da rota da realização dos seus sonhos. Saber ter um direcionamento para onde você irá guiar seus esforços é fundamental para qualquer realização. Por isso clique aqui e aprenda imediatamente o segredo que separa os que realizam dos que não.

A chave é você….

Fica claro com a leitura desse artigo que você é a chave que irá abrir qualquer porta em sua vida. Seja a porta do fracasso com o ato de postergar. Seja a porta do sucesso com o ato de manter seus compromissos em dia. Lembre-se que tudo aquilo que te afasta da realização dos seus objetivos tem de ser excluído definitivamente do seu caminho. Aprenda a focalizar naquilo que te guia para a realização dos seus sonhos.

Antes de me despedir gostaria de deixar o seguinte Provérbio Coreano: “adie por um dia e dez dias se passarão”.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

6 Comentários

  1. Clemesson Adalberto

    Ótimo Douglas!
    A realização do teu trabalho é de fato louvável,
    Continue em frente, e parabéns.

    Responder
  2. Maria Angélica Cardoso Ferreira de Sousa

    Olá Douglas, acordo feliz e fico ainda mais feliz quando recebo seus artigos, pois sei e sinto que seu belíssimo trabalho é muito agradável aos olhos de Deus! Somos mais que vencedores, somos FELIZES!!! Super Parabéns pela Missão e Muito Obrigada por compartilhá-la!

    Responder
  3. Socorro Veras

    Já organizei minha tabela de tarefas para evitar postergar.Está dando certo.

    Responder

Deixe um comentário: