7 dicas infalíveis para lidar com pessoas difíceis

Você costuma ter pessoas difíceis em seu ambiente familiar, social ou profissional? A verdade é que no dia a dia vamos ter de lidar com indivíduos de diferentes tipos de personalidade. Uns são alegres, outros tristes. Uns positivos, outros negativos. Uns contentes, outros amargurados. Uns solucionadores de problemas, outros criadores de problemas. Enfim, ao longo da vida no processo de desenvolvimento vamos adquirindo diversos valores e regras que moldam o nosso jeito de enxergar o mundo.

Todavia, algumas pessoas parecem não ter passado por esse processo de desenvolvimento e se tornam pessoas difíceis de lidar. Normalmente aquelas que encaram o mundo como vítimas dos acontecimentos se tornam amarguradas, tristes, pessimistas e desse modo contaminam todo um ambiente com a sua energia negativa.

No decorrer desse artigo irei te passar 7 dicas para lidar melhor com esse tipo de pessoa. Espero que as sugestões surtam efeito e você pare de mudar suas emoções ao estar perto de indivíduos que podem nos roubar a nossa essência. Aproveite o conteúdo!

1 – Conheça os seus limites

conheça seus limites - pessoas difíceis

A primeira dica para lidar com pessoas difíceis é através do autoconhecimento. É importante que você conheça os seus limites e saiba até onde pode suportar ao estar perto de indivíduos complicados. Afinal, se não sabemos até onde podemos aguentar, facilmente iremos perder o controle das nossas emoções e reagiremos negativamente a certas situações.

Lembre-se que todos nós possuímos certos limites. A razão de você saber os seus com clareza é que a partir do momento que você sentir que está chegando ao limite é hora de ter um plano de ação a ser seguido.

2 – Tenha paciência com pessoas difíceis

Outra sugestão importante é aprender a ter paciência. Normalmente pessoas difíceis não possuem uma autoestima. Logo, elas se tornam realmente insatisfeitas e amarguradas. Por isso, a importância de você se manter calmo e agir de maneira gentil com tais pessoas. É comum que pessoas difíceis não busquem harmonia com outros, então no momento que você as trata com gentileza acaba as desarmando. Afinal, elas vão se sentir perdidas e não saberão como reagir.

Lembre-se de manter a sua tranquilidade e não se deixar magoar por pessoas que vivem para tirar a paz dos outros.

3 – Saiba se retirar

Talvez uma das sugestões mais importantes é saber o momento de se retirar. Muitas vezes é impossível manter o controle das situações criadas por pessoas difíceis. Afinal, em muitas ocasiões elas apenas querem tirar a nossa paz e se tornam até mesmo agressivas. Então, ao você perceber que em algum momento certas situações estão tomando proporções incontroláveis saiba se retirar.

Por óbvio não se retire de maneira brusca. Saiba sair de cena de maneira delicada e gentil. Por exemplo, diga “eu entendo sua opinião” ou “sinto muito que você se sinta assim” e dê o assunto por encerrado.

4 – Resista às tentações

pessoas difíceis

Você costuma resistir às tentações? A verdade é que muitas vezes é difícil resistir e acabamos tomando a atitude que pessoas difíceis querem. Ou seja, partimos para a discussão. Indivíduos complicados adoram criar situações desagradáveis. Afinal, eles não conseguem ser infelizes sozinhos e querem sempre puxar alguém para o caos negativo que eles sentem.

A dica é que sempre que você perceber que está tentando criar algum argumento, se defender, explicar seu ponto de vista, pare! Afinal, com ações desse tipo você não está resistindo às tentações, mas sim caindo na armadilha criada para te tirar da sua zona de paz.

5 – Seja compreensivo

Talvez essa dica não seja de fácil compreensão, rs. Contraditório, né? Mas enfim, é importante aprender a ser compreensivo com tais pessoas também. Afinal, muitas realmente podem ter tido um passado mais complicado com situações que não aprenderam a lidar (sobre superar algo do passado clique aqui). Ou podem estar em um dia onde tudo está um caos e tais pessoas acabam se tornando uma bomba relógio. Então é importante aprender a ser compreensivo.

Mas lembre-se que ser compreensivo não é compactuar com o comportamento delas. E sim, apenas evitar que as situações tomem proporções difíceis de controlar.

6 – Tenha compaixão

compaixão pessoas difíceis

Ao invés de julgar o comportamento difícil do outro é importante aprender a ter compaixão. Como eu disse no início do artigo, nossos valores e regras foram desenvolvidos ao longo dos anos que vivemos. Então, é natural que muitas pessoas não tenham tido um crescimento adequado e assim limitam suas próprias vidas.

Ter compaixão é entender que tais pessoas com essas atitudes de sempre optar pelas desavenças são as que mais sofrem por agirem assim. Afinal, elas até podem nos tirar a paz em um determinado momento, todavia a paz não faz parte da vida delas, então estão sempre experimentando amargura e sofrimento.

7 – Escolha ser feliz

A última sugestão é que você opte por sempre ser feliz. Por mais que algumas pessoas tentem te tirar a paz não caia na armadilha e saiba optar por ser feliz. A todo momento é você quem decide como se comportar e como agir em qualquer situação. Então sempre escolha ser feliz mesmo que tantos infelizes estejam presentes para sugar a sua felicidade.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

4 Comentários

  1. Lucas

    Lidar cm as indiferenças é difícil, no entanto temos q essas dicas tem q está presente em nosso dia dia.

    Obrigado Douglas, por seus conteúdo!

    Responder
  2. Magda Lima

    Vou tomar suas palavras como conselhos a serem seguidos.Mais uma vez muito obrigada…

    Responder

Deixe um comentário: