Pensamento positivo – 7 dicas para pensar positivo

Você provavelmente deve saber sobre o poder do pensamento positivo. Muitas vezes pensar positivo logo nas primeiras horas do dia pode fazer com que todo o nosso dia tenha uma nova perspectiva. Muitas situações da vida – distrações, pessoas negativas, adversidades, enfim, podem nos levar a ter uma mente negativa em detrimento da mente positiva. Todavia, uma das principais ideias que eu quero deixar para você com esse artigo é que o seu modo de pensar é uma escolha sua.

É você quem decide se vai pensar positivo e assim elevar seu estado de espírito para uma luz que o faça superar todas as circunstâncias momentâneas ou limites do passado. Ou mesmo decidir ter uma mentalidade negativa e assim colher muito pouco da vida.

Nos próximos tópicos apresentarei 7 dicas sobre como ter o pensamento positivo (a dica seis e sete são as minhas preferidas). Espero que ao término dessa leitura você tenha em mãos um estudo profundo sobre como ter uma mente positiva. Aproveite o conteúdo!

01) É uma questão de escolha

pensamento positivo uma escolha

A primeira dica que eu quero te passar sobre como ter pensamentos positivos é que sempre será uma questão de escolha. Como eu disse anteriormente sempre é você quem decide por quais caminhos deseja caminhar. Muitos não entendem que são eles os próprios responsáveis por sua mentalidade negativa. A verdade é que a maioria das pessoas entende que seus pensamentos são automáticos e desse modo não podem fazer nada para modificá-los.

Embora eu concorde que muitos dos nossos pensamentos são automáticos, não posso me negar ao fato que foram os caminhos escolhidos que nos levaram a ter uma mente positiva ou negativa. De todo modo, em algum momento da vida foi uma escolha que nós fizemos que nos levou a ter certos pensamentos automáticos. Eu quero que você entenda com essa dica é que você não é a sua mente, ou seja, você não é um escravo dela. Você precisa entender que você é a sua própria mente, que você é o seu próprio senhor.

Dito isto, agora eu quero te passar dicas práticas sobre como pensar positivo. Na verdade, são dicas para você se treinar a ter uma mente positiva.

02) Tenha um diário

pensamento positivo diário

Muitas pessoas se espantam quando eu digo que escrevo em meu diário. A verdade é que muitos imaginam que escrever em um diário é coisa de meninas, adolescentes. Afinal, poucos são aqueles que estudam os benefícios de algo que rotula de forma negativa.

O diário é muito importante para você fazer uma análise se está experimentando ou não o pensamento positivo durante o seu dia. Por exemplo, separe alguns minutos em todas as noites e escreva ali os sentimentos e experiências que você teve ao longo do dia. Com o passar do tempo você poderá analisar se seus escritos estão mais voltados para o pensar positivo ou não.

Ainda sobre o diário eu aconselho que você clique aqui e veja um vídeo que falo sobre como administrar e a importância de ter um Confira!

03) Pensamento positivo x amizades negativas

pensamento positivo e amizade negativa

Você sabia que transmitimos nossas qualidades para outras pessoas? E que também somos receptores de quem nos rodeia? Sim, nos acabamos transmitindo e também recebendo muitas das qualidades e defeitos das pessoas que estão em nossa volta. Se você está rodeado de pessoas negativas é muito provável que você já tenha atitudes negativas também.

Por isso, é muito importante que você aprenda a evitar pessoas que só enxergam o pior do mundo. Eu sempre fui muito negativo. Mas após tanto estudo e treinamento consegui me livrar desse paradigma de uma vida limitada. Mas o triste é que eu percebi o quanto existem pessoas negativas no mundo e que estão sempre treinadas a enaltecer o que de trágico existe.

04) Ajude o próximo

pensar positivo ajude o próximo

Uma atitude que tende a te mostrar o poder do pensamento positivo é a ajuda ao próximo. Embora anteriormente eu tenha dito que é importante evitar pessoas negativas… aqui eu quero te propor a tentar ajudar quem ver o mundo com os olhos do pessimismo. Todavia, lembre-se que por mais luz que você seja, algumas pessoas não vão querer abandonar a escuridão. Então para essas pessoas vale sim seguir a dica anterior e se afastar de gente que não gosta de luz.

A importância de ajudar o próximo é que você consegue ver no outro o quanto o pensar positivo pode mudar a vida de alguém. E essa experiência te torna uma pessoa melhor e mais positiva. Sobre como se tornar uma pessoa melhor, clicando aqui você encontrará mais dicas incríveis.

05) Pratique a gratidão

como ter pensamentos positivos gratidão

Uma dica incrível e que eu sigo plenamente. Ser grato é um dos mecanismos mais importantes sobre como ter pensamentos positivos. Afinal, você está guiando a sua mente para agradecer por tudo aquilo que você possui.

As dicas que eu quero te passar para ser mais grato são duas que eu sigo. A primeira é que todos os dias ao me levantar eu costumo responder a seguinte pergunta: “pelo que eu sou grato hoje e como isso me faz sentir”. E nesse momento vou escrevendo tudo que eu me lembre que me faz ser agradecido.

A segunda é que todos os domingos eu costumo seguir uma avaliação própria sobre a minha vida. E uma das avaliações é escrever 12 coisas, pessoas, momentos que eu sou grato e escolher uma das 12 e discorrer sobre o porquê da minha gratidão.

São duas atitudes que me faz realmente ter mais atitudes positivas, pois direcionam o meu foco para me lembrar do quanto existem motivos para agradecer.

06) Modifique sua playlist musical

mente positiva músicas

Essa aqui talvez seja uma das dicas mais incríveis e que você deve aplicar de maneira rápida. Sabe porque? Um dos maiores meios de comunicação que existem são as músicas. O que você acha que acontece com o seu cérebro quando ele está acostumado a escutar músicas do tipo “seu guarda eu não sou vagabundo, eu não sou delinquente, sou um cara carente”; ou mesmo aquela que diz “de copo sempre cheio e coração vazio”. Alguém pode pensar “quanto exagero”. Não, não é exagero, se você tende a escutar sofrência, putaria, traição, você tende, normalmente, a experimentar tudo isso em sua vida sim… seja com suas próprias atitudes ou pelo menos em termos de atrair pessoas com esse nível de caráter.

Seria errado afirmar que tudo isso (sofrência, putaria, traição) está mais presente do que nunca nas atitudes de muitas pessoas? Creio que não. Agora olha quais músicas estão no auge e fazendo fama. Dessa simples constatação você já consegue imaginar a influência que a música tem. E digo mais “ai que saudade do…” não, não é do meu ex como existe uma letra musical no auge aí cantando. Mas sim que saudade dos poetas musicais das décadas de 90, 80, 70 que representavam muito bem a nossa sociedade.

Então leve essa dica bastante a sério e passe a escutar aquilo que te propícia bons sentimentos. Não é à toa que eu desenvolvo a série #BelasCanções (clique e conheça), a produzo porque eu realmente estudo o que influencia nossa mente. Então tenha muito cuidado para os caminhos que as suas músicas prediletas estão te levando.

07) As borrachinhas amarelas

Por fim, uma ótima maneira como ter pensamentos positivos e eliminar os negativos é com relação as borrachinhas amarelas. Sempre que constato que estou tendo pensamentos negativos eu coloco uma borrachinha dessas em meu braço e quando um pensamento negativo aparece eu puxo ela em meu pulso.

Qual a razão? Dessa forma eu acabo mostrando para o meu cérebro que pensar de maneira negativa causa dor. Assim o condiciono a ter pensamento positivo, pois automaticamente ele passa a evitar os negativos.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

4 Comentários

  1. R. Lima

    Gostei muito das dicas!! Acho que realmente faz uma diferença tremenda acordar com pensamentos positivos!!

    Responder
  2. Luciana Ximenes

    Adorei!!! Tenho me policiado em relação as músicas. Já cantei muito”As rosas não falam”, é uma música linda, mas que só deve ser interpretada quando se está muito bem!

    Responder

Deixe um comentário: