Passado – 7 dicas para superá-lo e seguir em frente

significado - passado

Sabe aquela incapacidade provocada por momentos do passado? A verdade é que muitas pessoas vivem uma vida cheia de limites por não conhecerem uma melhor forma de lidar com as decepções e traumas que aconteceram em suas vidas. Desse modo estão sempre colhendo o pior da vida por situações que não podem mais exercer o controle.

Ao longo desse artigo você irá encontrar 7 dicas incríveis que podem te ajudar a superar o passado. Tenho plena convicção que com as sugestões desse conteúdo você estará apto para trilhar um caminho mais cheio de razões para ser feliz do que de circunstâncias para se lamentar.

Espero que essa leitura seja realmente usada para proporcionar um melhor estilo de vida para você. Aproveite as dicas e use-as com um divisor de águas em seu presente.

1) Você é mais do que aquilo que foi um dia

Muitas pessoas carregam no presente inúmeros acontecimentos do passado. Muitos inclusive deixam de viver o hoje por essas prisões mentais. É bem verdade que a vida é uma escola e nela somos compelidos a fazer inúmeras escolhas. Muitas das nossas ações podem ter nos levado a errar, e não devemos nos julgar por alguma escolha negativa. Estamos nesse mundo para progredir e nesse caminho as escolhas ruins são possíveis de acontecer. Vale notar também que muitas pessoas estão presas ao passado não por suas escolhas, mas por ações de terceiros. Injustiças podem acontecer a todos nós, mas tudo na vida é uma questão de interpretações. Mais à frente te ensinarei a interpretar melhor os fatos.

A primeira dica é que você precisa reconhecer que atualmente é mais do que aquilo que foi um dia. Saiba reconhecer a sua grandeza. O passado tem de servir apenas como uma lição e não como uma forma de aprisionamento. Saiba olhar para si próprio e notar o quanto os eventos que te aconteceram o tornaram uma pessoa melhor e mais preparada para viver. Todos nós temos traumas do passado, o que diferencia uns dos outros é que uns se aprisionam enquanto outros procuram aprender como superar os limites do passado.

2) Reação aos eventos

Como você reage aos eventos que aconteceram em sua vida? Você costuma concentrar sua atenção em tudo aquilo que pode ser alterado? Ou nas situações que não há como alterar? A verdade é que a sua reação aos eventos é o que irá falar qual impacto o passado irá te causar. Se você está sempre limitado pelos eventos, saiba que foi você quem escolheu viver dessa forma. O seu limite é você próprio quem cria. Por óbvio, muitos acontecimentos podem nos fazer sentir realmente mal. Mas é importante saber encontrar a superação, pois os pensamentos e sentimentos negativos não nos ajudam em nada.

Assuma a responsabilidade por seus pensamentos e sentimentos. Esse sempre será o melhor caminho para não se limitar. Deixe a mentalidade de vítima para traz e supere as derrotas, os traumas, as decepções que lhe aconteceram. Existem inúmeros exemplos de pessoas que superaram inúmeros traumas do passado e deixaram de viver no vitimismo. Um grande exemplo que eu sempre gosto de lembrar é com relação a Cátia Simionato. No passado ela sofreu inúmeros abusos sexuais e felizmente conseguiu superar esses traumas e se tornar uma luz para outras pessoas. Se deseja conhecer mais sobre a Cátia clique aqui.

3) Interpretações vs. fatos

Ainda seguindo a linha de raciocínio da dica anterior é importante também que saibamos reconhecer os fatos. Muitas pessoas não superam o passado por causa das histórias que contam para elas próprias. Muitos têm interpretações equivocadas sobre os fatos e assim acabam distorcendo o que realmente aconteceu. Um exemplo é com relação aos relacionamentos. Muitas pessoas quando seu parceiro termina o namoro tendem a pensar que são fracassadas e não valem nada. Porém, tantos outros acreditam que o término foi benéfico para uma pessoa mais adequada surgir em seu caminho.

Muitos quando enfrentam momentos adversos tendem a criar histórias que dificultam ainda mais a superação. É importante que você saiba olhar para o passado e reconhecer realmente os fatos. Não dê interpretações que apenas fomentem cada vez mais pensamentos negativos. Lembre-se que você é quem dirige sua vida então saiba ter mais interpretações positivas com relação aos acontecimentos. Você pode sim aprender a ter um melhor diálogo interno consigo mesmo. Dê vida as vozes que tendem a te levar para um estado mais fortalecedor. Com relação as vozes que sempre te desanimam procure evitá-las. É dessa forma que o caminho se torna melhor.

4) Se dê segundas chances

Outra dica fundamental é com relação as segundas chances. Muitas pessoas se criticam de maneira demasiada e assim o caminho para recomeçar não surge. É verdade que você não pode passar por cima das escolhas ruins que fez ao longo da vida. Mas é perfeitamente possível que você opte por se dar novas chances para fazer as escolhas corretas. Muitas vezes o passado pode ser um grande impossibilitador. Afinal, leva inúmeras pessoas a acharem que não podem recomeçar em virtude de muitos erros cometidos. Isso é uma pura lei do engano, todos temos a oportunidade para começar novamente e assim trilhar um caminho mais cheio de paz.

Use os erros como lições para que você possa ter um presente mais digno. Se limitar pelas escolhas erradas é deixar com que o passado lhe permita errar no presente. Não se crucifique de maneira alguma, pois o recomeço existe. Não deixe com que o medo de provocar mudanças te paralise. Aprenda a se livrar dos limites clicando aqui e recomece sua jornada mais cheio de paz.

5) Mudança de significado

É importante também que você aprenda a mudar o significado dos acontecimentos. Para tanto é necessário que você mergulhe em seu interior e procure pelo acontecimento que te traz sentimentos negativos. Saiba identificar o sentimento que ele representa. Se está te incapacitando com relação a dores emocionais, vitimização, desesperança com a vida, sentimento de culpa, etc. Procure observar o que esses acontecimentos têm causado no seu presente. O que eles estão influenciando em suas escolhas do dia a dia. Muitos não vencem na vida por justamente estarem presos as influências do que já passou.

Quando você mergulha em seu interior tende a ter um sinal claro do que está travando a realização dos seus sonhos. Se torna mais fácil através desse mergulho interior trilhar caminhos vitoriosos. Mas a verdade é que essa é uma das dicas mais complexas, pois remete a mergulhar em seu interior e procurar por respostas. Muitas pessoas necessitam de uma ajuda profissional para que isso aconteça.

6) Seja grato pelo passado

É necessário aprender a ser grato por tudo aquilo que vivemos – mesmo os acontecimentos ruins. A verdade é que são as adversidades nossos maiores meios de crescimento. Claro que isso se torna real somente para aqueles que procuram de fato pela superação. Para muitas pessoas os momentos adversos não trazem nenhum crescimento, pois estão acostumadas a viver como vítimas dos acontecimentos. Se você deseja crescer saiba reconhecer o quanto uma dificuldade passada pode trazer em crescimento. Eu sou muito grato por todo passado que vivi, pois sei que os traumas que tive que superar fomentam essa vontade de impactar a vida de outras pessoas positivamente.

A gratidão nos possibilita libertar das preocupações que eventos passados podem causar. É uma forma de se acalmar no presente. Agradeça por todo seu passado, saiba reconhecer o aprendizado que Deus estava querendo te mostrar. Muitas vezes é difícil ser grato por situações injustas – eu sei que sim. Mas é importante aprender a praticar a gratidão e reconhecer que o nosso passado tem de servir como uma fonte de sabedoria e não de aprisionamento. A partir do momento que você conseguir identificar os ensinamentos das situações se prepare para viver uma vida sem limites incapacitantes.

7) Faça suas escolhas

Por fim, tenha em mente que somente você pode fazer suas escolhas. Ninguém nesse mundo tem o poder de escolher por você, então porque não fazer escolhas positivas? O passado funciona como uma prisão no presente para muitos, pois eles escolhem viver assim. Você deseja viver uma vida com assombrações do passado ou deseja ter um presente mais cheio de luz? É você quem decide como opta por viver sua vida. Se almeja uma vida sem limites que tal escolher usar o passado como uma fonte de aprendizado?

Sim, é complicado superar certos acontecimentos e procurar o aprendizado. Mas também entendo que é ainda mais difícil ter de viver uma vida cheia de limites. Convido para que você pertença ao time das pessoas que sabem fazer escolhas conscientes que proporcionem uma vida mais cheia de recursos para ser livre e feliz. Não limite o seu presente, saiba reconhecer que o passado já passou e o futuro sequer existe ainda, então o momento para viver e se amar é o aqui e o agora. A vida é feita de escolhas, você já fez as suas?

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: