7 dicas para você parar de preocupar à toa

parar de preocupar

Você costuma se preocupar com muita facilidade? Entendo que os dias estão cada vez mais corridos e dessa maneira é difícil não ter alguma preocupação. São muitos os compromissos e também os temores que aconteça algo com as pessoas que amamos. Mas a verdade é que muitas dessas preocupações são desnecessárias e apenas fomentam uma tempestade mental sem necessidade.

O grande problema de tudo isso é que a preocupação gera muita insônia, medo, tensão muscular, depressão e até mesmo ansiedade. Sobre a ansiedade se você for ansioso e pretende superar clique aqui. Toda preocupação está vinculada com situações hipotéticas. São muitos “e se” e “será que” que nos levam a imaginar o pior e viver com o hábito de se preocupar.

É bom lembrar que a preocupação pode ser algo positivo sim. Afinal pode nos ajudar a antever um fato e já ter a solução para um problema. Todavia o mais comum é que as pessoas tenham preocupações excessivas que acabam levando-as a viverem com muitos limites. Vamos as dicas para superar isso?

1. Faça uma lista

É muito importante que você separe um momento para anotar tudo o que te faz se preocupar. Muitas pessoas estão tão acostumadas a se preocuparem que já nem mais sabem o que leva a tal preocupação. Então quando escrevemos aquilo que nos aflige tendemos a ter uma maior noção do que fazer para superar e parar de preocupar com o futuro. Em algumas ocasiões até conseguimos notar o quanto algumas preocupações ali anotadas são bobas e sem sentido.

2. Trabalhe e crie hobbies

Muitas pessoas quando estão sem nada para fazer costumam aflorar seus pensamentos. O que é algo muito bom, todavia não para quem tem o costume de se preocupar. Aquele que já aprendeu a viver preocupado, nesses momentos vão criar uma tempestade mental com os eventos ruins que podem acontecer. Então o ideal é caso você seja assim é se manter em movimento. O trabalho e os hobbies podem te ajudar a ter mais ocupação física e menos ocupação mental.

3. Prepara-se para o resultado

Quando surge uma preocupação você permite que ela crie um limite em sua vida ou você costuma ter uma atitude positiva? Criar um limite é viver preso em algo. Agir positivamente é se preparar para os resultados. Ou seja, quando eles surgirem você já vai ter em mente o que pode ser feito. O grande problema é que a maioria não procura como superar limites e assim vivem com grandes obstáculos. Se quer aprender como superar limites clique aqui.

4. Converse com familiares e amigos

Essa dica é parecida com aquela sobre trabalhar e criar hobbies. Afinal é uma maneira de ter distrações também. Quando estamos batendo um bom papo tendemos a esquecer da preocupação. Afinal ela só existe quando estamos a alimentando. Então ao se preocupar procure alguém para conversar e assim entrar em um estado de paz. Logicamente você não vai chamar alguém para conversar e começar a falar sobre o que está te preocupando, rs. Essa conversa é para uma distração.

5. Pare de assistir jornais e novelas

Tidos como programas informativos ou de entretenimento, as novelas e jornais, normalmente, tendem a evidenciar o lado obscuro do ser humano. Estão a todo momento vendendo tragédias e intrigas. Logicamente isso causa muito temor nas pessoas. Se você quer parar de se preocupar elimine esses programas da sua vida. Não precisamos nos informar diariamente sobre tragédias. Acompanhar isso é criar sérios riscos para sua saúde física e mental.

6. Permaneça no agora

Esteja mais conectado com o momento presente. Afinal você só pode viver no agora. Aprenda como eliminar o hábito de ter uma preocupação com o futuro. Assim como de deixar acontecimentos do passado interferirem sua vida presente.

7. Preocupar x exercícios

Quando estamos fazendo alguma atividade física há uma liberação de serotonina em nós, isso nos faz sentir prazer e bem-estar. Claramente o oposto ao que a preocupação traz. Exercícios são tão bons que ajudam no combate à ansiedade. Clique aqui para saber mais dicas sobre como superar a ansiedade.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

4 Comentários

  1. Renato Vieira

    Muito bom esse artigo, nos faz refletir sobre alguns aspectos do dia-a-dia. Obrigado e Parabéns!!!

    Responder
  2. vitoria rocha

    Gostei muito e já indiquei. Tem certas práticas que citou que eu já faço e funciona muito bem. Já quero ver os outros artigos. Parabens! abraço

    Responder

Deixe um comentário: