O arrependimento – o guia para a superação

Sabe aquela dor de ter feito uma escolha equivocada? Quando as expectativas não são atendidas, muitas pessoas tendem a sentir essa dor. A verdade é que o arrependimento é uma das maiores possibilidades de prisões mentais. Muitos acabam por não se darem segundas chances por escolhas que levaram a frustração. Por meio desse artigo quero te ensinar a superar tais momentos.

No primeiro tópico iremos abordar sobre o arrependimento e o perdão. Após darei algumas dicas para que você possa deixar o seu passado no passado. E, por fim, falarei sobre a possibilidade de se dar novos recomeços.

Espero que esse artigo cumpra com o seu propósito. De verdade, ficarei imensamente feliz em ser uma fonte para você superar seus arrependimentos. No mais, aproveite as dicas e use-as verdadeiramente em sua vida.

O arrependimento e o perdão

o arrependimento

O arrependimento é algo que está inerente à história do ser humano, todavia são poucos que sabem lidar com esses momentos. Muitas pessoas andam pela vida insatisfeitas com elas próprias, ou com relação ao ambiente familiar, profissional, social. O trágico dessa situação é que muitos não entendem que se existe uma ação ela tende a levar para um resultado positivo ou negativo. A maioria cria grandes expectativas que não correspondidas se transformam em arrependimento.

É preciso ter em mente que muitas ações que fazemos podem realmente não nos levar para o caminho querido. Todavia, se arrepender e deixar se levar por esse sentimento é criar um problema em cima do outro. O caminho nunca será o da lamentação, mas sim o do entendimento. É preciso que você entenda o que aconteceu para certas ações não terem concretizado o que você esperava. O arrependimento por muitas vezes trava nossas ações presentes, pois existe o medo de frustrar-se mais uma vez com o resultado.

A dica desse tópico é que você aprenda a se perdoar por suas más escolhas passadas. O verdadeiro perdão é acompanhado do esquecimento do que de ruim lhe aconteceu. Perdoe-se, pois esse é o caminho para novas oportunidades de realização. Muitas pessoas têm dificuldade de praticar o perdão, pois se imaginam não ser passíveis de erros. Não é o melhor jeito de encarar a vida. Os erros fazem parte da vida humana!

É importante notar que algumas pessoas não conseguem deixar o arrependimento de lado, pois estão presas aos acontecimentos passados. Nesse caso o melhor caminho é encontrar uma solução para mergulhar em seu interior e descobrir a raiz do problema. Em virtude disso é necessário que você aprenda como superar o passado. No próximo tópico falaremos mais sobre…

Deixe o passado no passado

o arrependimento - passado

Alguns anos atrás o site Happify mostrou que 90% das pessoas possuem um grande arrependimento. Deus nos deu a possibilidade de efetuarmos nossas próprias escolhas e isso é muito divertido. Todavia, ao decorrer da vida podemos nos arrepender de algumas decisões. Mas viver preso por acontecimentos do passado é travar o nosso presente para a felicidade.

A primeira dica que eu quero te passar é com relação ao lado bom. É preciso que você saiba observar o que dada situação tem de positivo. Por exemplo, você largou um emprego em que era muito bem remunerado para atuar em algo que você ama. Mas que não está tendo o retorno financeiro esperado. Nessa situação ao invés de lamentar a escolha passada tente observar o grau de prazer que você sente ao atuar em algo que tem paixão. A segunda lição é que você saiba reconhecer os limites, não fique se julgando pelo que você poderia ter feito melhor. Muitas de nossas decisões são tomadas de acordo com as possibilidades do momento.

A terceira dica é com relação a fidelidade aos seus sonhos. Muitas pessoas se arrependem por não viverem o que realmente desejam. A verdade é que a sociedade nos impõem certos padrões que devemos seguir e muitos deles não nos levam ao que gostaríamos. Em virtude disso o arrependimento é certo. Na verdade, essa terceira dica está mais para você prevenir um arrependimento futuro. Então te convido a escolher viver sua própria vida – clique aqui e saiba como.

Não tenha medo do que as pessoas vão achar sobre suas escolhas. Lembre-se que a pessoa mais importante da sua vida é você mesmo. Então são os seus sonhos e desejos que devem ser atendidos. Quem vive para satisfazer os sonhos dos outros acaba por não ser verdadeiramente feliz.

Recomece!

o arrependimento - recomece

Muitas pessoas não recomeçam suas vidas, pois estão presas aos arrependimentos. Vale lembrar que o arrependimento traz diversos sentimentos negativos. Por exemplo, é comum sentirmos culpa por nosso passado, tristeza, e em muitos casos até sentir raiva de nós mesmos. Em virtude disso se torna fácil perceber o porquê da estagnação de quem está sempre lamentando.

Você sabia que mais do que uma hipótese de libertação, superar o arrependimento pode também garantir uma velhice mais saudável? Sim, é verdade, estudos liderado pela neurocientista Stafnie Brassen, apresentou que idosos saudáveis desenvolveram melhores estratégias para não ficar remoendo o arrependimento. Por sua vez, aqueles que estão mais depressivos acabam por cultivar o ato de arrepender.

É importante que você aceite os acontecimentos e todas as escolhas que já tenha feito. Muitos que estão aprisionados ao passado estão sempre pensando nos “e se” (e se eu tivesse feito isso, e se eu tivesse feito aquilo). A verdade é que o “e se” não é garantia de melhora alguma. Saiba reconhecer que não há como mudar o passado. Lembre-se que você possui apenas o hoje. É no momento atual que você deve pensar sobre suas decisões.

Você precisa praticar o desapego. Desapegue de situações e pensamentos que apenas inibem suas ações positivas. Reconheça o momento de virar a página e ter novas maneiras de pensar, novas maneiras de agir. Se permita viver um novo ciclo. Faça novos planos, pois são eles que trazem novas oportunidades de você acertar. Todos devemos nos dar segundas, terceiras, quartas, chances. Se estamos vivos todo momento é momento de uma nova escolha. Sobre o recomeço tenho uma excelente dica para você. Recentemente escrevi um artigo exclusivamente sobre o assunto e tenho convicção que pode te ajudar. Para ter acesso basta você clicar aqui. Recomece! Se dê essa nova oportunidade!

Não olhe para trás

Por fim, é evidentemente que o melhor caminho é superar a dor do arrependimento. Planeje seus próximos passos e não fique perdendo tempo com o que já passou. Na vida só temos o aqui e o agora para viver. É no hoje que precisamos pensar e fazer melhores escolhas.

Antes de me despedir gostaria de deixar a seguinte mensagem: “Tenha como regra na vida nunca se arrepender e nunca olhar para trás. O arrependimento é um terrível desperdício de energia; você não pode construir sobre ele, e ele é bom apenas para se ficar revolvendo.” – Katherine Mansfield.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

6 Comentários

  1. Clemesson Adalberto

    Muito bom o conteúdo Douglas
    É de muita qualidade, seu trabalho….
    Ajudar o próximo é de verdade louvável mesmo.

    Responder

Deixe um comentário: