Necessidade de ter razão e a escolha por ser feliz

Sabe aquela pessoa que tem necessidade de ter razão? Aquela que somente suas opiniões são importantes? Viver dessa maneira é mais sofrível do que aparenta. Afinal, muitos que assim agem, dificilmente conseguem criar empatia com outras pessoas ou mesmo ter conversas harmoniosas. Sem contar que essa necessidade é um inibidor da felicidade, uma vez que entre ser feliz e ter razão, muitos optam pela razão.

Por meio desse artigo eu quero te apresentar algumas ideias para você lidar melhor com essa necessidade de ter sempre razão. Aproveite o conteúdo!

A felicidade e a necessidade de ter razão

necessidade de ter razão

Ferreira Gullar já dizia “prefiro ser feliz a ter razão.” Parece que não, mas a maioria das pessoas escolhem mesmo ter razão ao invés de serem felizes. Essa atitude está presente nos relacionamentos amorosos, nas relações familiares, sociais, enfim, em todos os tipos de relações existe esse comportamento de um ou outro buscar a razão independentemente do preço a ser pago para isso.

Esse processo de sempre ter razão é muito encontrado naquelas pessoas individualistas que se acham o centro do universo. Vale notar que individuação é diferente de individualismo. Afinal, na individuação descobrimos quem nós somos, aquilo que gostamos ou não, descobrimos nossos potenciais, mas também adquirimos muita sabedoria, humildade e, desse modo, percebemos que somos parte de algo maior que a nossa própria vida. Por sua vez, o individualismo é algo egoísta onde quem o prática busca apenas impor suas verdades, opiniões, conceitos.

Nesse paradigma de individualidade e busca da razão, muitos não percebem que estão guiando suas vidas por um caminho muito contrário ao da felicidade e harmonia com os outros. Portanto, saiba priorizar sempre seu estado feliz – mesmo que para isso você faça algum sacrifício momentâneo. Saiba potencializar não a sua necessidade de ter razão, e sim a sua capacidade de amar.

Afinal, aquele que tem o dom do amor pelos outros está preocupado em criar bem-estar. Tais pessoas sabem expor seus pontos de vistas, mas também sabem respeitar o que o outro tem a dizer e a própria opinião contrária dos demais. Quem sabe amar potencializa laços de felicidade, pois sabem dissolver o egoísmo e a individualidade de suas vidas.

Escolha ser feliz

Quer ser feliz? Comece pela escolha de amar quem está perto de você. Mas ame verdadeiramente, não ame pela busca dos seus interesses, das suas vontades. Saiba sentir aquele amor que cria bem-estar, que faça o outro se sentir querido, respeitado, admirado.

Quer ser feliz? Dispense a individualidade, o pensamento doentio de ter sempre a razão, de ser sempre a última palavra da conversa. Quer ser feliz? Conheça verdadeiramente a si próprio e aos outros indo além dos rótulos e opiniões preconcebidas.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

Deixe um comentário: