Motivação intrínseca – a capacidade de fazer algo por si

A motivação intrínseca é uma arma fundamental para fazer algo por si próprio. Se motivar é indispensável para realizar até as tarefas mais comuns do cotidiano. Além é claro de ser uma característica que possibilita uma busca por desenvolvimento pessoal e profissional, além é claro de aumentar as chances de grandes sonhos e objetivos serem alcançados.

Obter um crescimento profissional, realizar uma viagem ao mundo, conquistar bens materiais. São algumas de muitas outras formas de se motivar para realizar algo. Mas afinal você já se perguntou o que é motivação? É algo que a todo momento vemos alguém falando “você precisa se motivar”, “ah, se ele estivesse motivado teria vencido”. A motivação é uma força que faz com que um indivíduo se entregue ainda mais pela realização de alguma atividade, projeto.

Se motivar é algo tão forte que na sua falta, dificilmente, alguém cumpre tarefas rotineiras do dia a dia. Mas é importante lembrar que existem dois tipos de motivação, são elas:

A motivação intrínseca e a motivação extrínseca

motivação intrínseca e extrínseca

A motivação intrínseca é aquela motivação interna. É uma força interior capaz de se manter ativa até mesmo nos períodos de maiores adversidades. Normalmente é uma maneira de se motivar muito ligada as metas, objetivos, projetos que levam qualquer pessoa a acordar todos os dias empolgada para realizar algo que a aproxima de determinada conquista.

Posso dizer que é uma motivação presente em todas as pessoas, pois é o que coloca cada um em movimento diariamente. Sendo assim é um tipo de motivação individual que vai depender simplesmente das prioridades de cada um.

Por sua vez, a motivação extrínseca é a motivação externa. Essa está relacionada ao ambiente e aos fatores externos. Por exemplo, digamos que você trabalha com vendas e há uma promoção para o vendedor que realizar mais vendas no mês. Ou seja, é um tipo de motivação determinada pela promoção que existe. É um tipo de motivação que mantém as pessoas determinadas para serem mais produtivas.

Imagino que você tenha percebido que é um tipo de motivação perigosa, não é mesmo? Afinal, se não existe a promoção o que faria esse indivíduo que se acostuma a se motivar apenas pelos fatores externos? Normalmente seria alguém sem uma boa produtividade. Sobre ser produtivo clique aqui e aprenda como aumentar seus resultados.

3 dicas para aumentar sua motivação

motivação intrínseca

Uma pessoa que não confia em si mesma acaba não tendo muita motivação para realizar algum objetivo. A primeira dica é que você aprenda a confiar mais em suas habilidades. Através do seu estudo sobre si próprio você perceberá suas qualidades e aquilo que pode fazer de melhor.

Somos seres individuais e cada um se motiva com maior facilidade por coisas diferentes. A ideia é você aprender o que te deixa feliz. Saiba quais são seus verdadeiros sonhos, pois se torna mais fácil se manter motivado para vencer na vida.

Aprenda a contagiar quem está em sua volta. Pessoas felizes e motivadas vivem pelas suas metas e objetivos e assim não perdem tempo com conflitos desnecessários.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: