7 dicas únicas para você melhorar suas relações pessoais

relações pessoais

A verdade é que as relações pessoais de muitas pessoas não vão nada bem. É sabido que não nascemos com a habilidade de nos relacionarmos adequadamente. Muito embora alguns traços genéticos podem sim nos tornar mais ou menos sociáveis. No entanto, acredito que tudo na vida é uma questão de aprendizado e para melhorar as relações pessoais não seria diferente.

Mas é bom lembrar que muitas vezes a dificuldade de nos relacionarmos vem desde a infância. Por exemplo, um típico caso é daquela criança que nasceu em um ambiente hostil onde os pais, familiares, vizinhos, andam sempre em desavenças uns com outros. Ou seja, pessoas criadas em ambientes assim tendem a ter uma certa apreensão ao se relacionar com outros indivíduos. Outra situação muito comum de dificuldade em ter boas relações pessoais é na hipótese de ser uma pessoa tímida – sobre a timidez clique aqui e aprenda a superar imediatamente.

No mais, vou deixar 7 dicas aqui para você melhorar suas relações pessoais. Aproveite o conteúdo!

1 – Aprenda ouvir e melhore suas relações pessoais

Qual a ideia que você tem daquela pessoa que não sabe ouvir? Você tem boas lembranças das conversas com ela? Eu conheço algumas e é muito incomodo conversar com alguém que apenas fala e nunca te escuta. Mas a capacidade de ouvir vai muito além de ficar em silêncio enquanto o outro fala. Afinal, muitos ficam em silêncio, todavia com a atenção voltada para o celular.

Talvez pior do que conversar com alguém que não para de falar é tentar um diálogo com alguém que não tem o devido respeito de prestar mais atenção em nós do que nos aparelhos celulares.

Se você possui algum desses defeitos aprenda a melhorar isso e verá o quanto suas relações pessoais vão progredir. Lembre-se que tudo é uma questão de treinamento, não é por simplesmente ler esse artigo que tudo irá mudar instantaneamente. É necessário que você pratique e com o tempo irá notar que está sabendo ouvir mais aquele que tem algo a te dizer.

2 – Observe sua linguagem não verbal

Para manter boas relações pessoais é importante prestar atenção em sua linguagem não verbal. Você sabia que somente 7% da comunicação é transmitida pelas palavras em si? Sendo os outros 38% uma questão do tom da voz e incríveis 55% uma questão de linguagem corporal? Ou seja, tome cuidado em transmitir suas mensagens corporais. Note suas ações para não comunicar mensagens inconvenientes como olhar muito para o celular, para o relógio ou mesmo não olhar no olho de quem você está conversando.

3 – Confie naquilo que você está falando

O medo dificulta muitas relações pessoais. Diversas pessoas não têm muita segurança ao falar, pois imaginam que podem estar sendo bobas. É muito comum essa falta de confiança nas pessoas que são tímidas. Afinal, os tímidos não possuem uma certa segurança em si próprio – sobre a timidez clique aqui e aprenda como superar.

Lembre-se que quando você confia naquilo que diz você gera confiança para outras pessoas. Dê uma confiança a si mesmo de se tornar mais confiante, dentro de você já existe essa pessoa que você quer se tornar.

4 – Tenha empatia

Essa é uma dica muito importante para melhorar as relações pessoais. Afinal, quando você pratica a empatia tende a se colocar no lugar do outro para entender exatamente o porquê de alguém pensar e agir de tal maneira. Todos somos seres únicos e incríveis com histórias de vida diferentes. Alguns possuem um passado mais cheio de acertos, tantos outros carregam diversos traumas. Portanto praticar a empatia é se livrar daquele caráter julgador e condenar alguém por pensar de tal maneira. Sobre traumas do passado clique aqui e saiba como superar.

Aprenda a ter empatia suas relações pessoais vão melhorar de maneira significativa. Afinal, quando nos colocamos no lugar do outro tendemos a entender melhor o seu comportamento e agir de uma maneira mais sensata e equilibrada.

5 – Cultive as boas maneiras

Algo muito importante e que cada vez eu vejo menos nas pessoas é com relação as boas maneiras. Por exemplo, cumprimentar e se despedir de alguém, dar um bom dia, boa tarde, boa noite, agradecer por algo, fazer um elogio, permitir que o outro fale primeiro. Enfim, são bons modos que nos ajudam muito a nos comunicarmos com as outras pessoas.

Ter bons modos não é uma falsidade. Por vezes nos tempos atuais até parece algo forçado ou com algum interesse por trás. Mas não, ter bons modos é tratar o outro de maneira respeitosa.

6 – Seja positivo

Você gosta de conversar com aquela pessoa que tem um problema para cada solução? Eu particularmente não gosto. Então se você tende a ter uma energia negativa procure ser mais positivo e irá notar o quanto as pessoas apreciam a sua companhia.

7 – Não tenha medo de ser quem você é

Não é uma contradição com a dica anterior. Afinal, aquele que não procura mudar seus defeitos tende a ficar para trás. Todavia, o que quero dizer aqui com essa dica é que você não precisa ter medo de ser quem você é ao se comunicar com alguém. Muitas pessoas escondem seus gostos, sonhos, objetivos por imaginar que precisam agradar aqueles com quem mantém uma relação. Mas não, não precisa, seja você mesmo. Não há nada mais belo do que entregar quem somos para aqueles que mantemos contato.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: