Medo de perder? Saiba como ele atrapalha o desejo de ganhar

Você tem medo de perder? Muitas pessoas têm tanto medo de serem derrotadas que não correm o risco de ganhar. Viver desse modo é sofrer com diversos limites em todas as áreas da vida e isso precisa ser superado. Freud (1833)  já dizia que as pessoas têm mais esforços para evitar o sofrimento do que para obter prazer. É fácil notar o porquê de existirem menos pessoas realizadas na vida.

Nos próximos tópicos você irá aprender por qual razão as pessoas temem as derrotas. Também abordei os malefícios de quando o medo de perder é superior a vontade de ganhar. E, por fim, falarei algumas dicas para superar esse temor.

Espero que esse artigo realmente te ajude a superar limites e assim te capacitar para uma vida mais cheia de realizações. Aproveite o conteúdo!

Qual a razão para temer a derrota?

medo de perder derrotas

Muitas pessoas não sabem o que é verdadeiramente preciso para vencer, talvez seja essa a maior razão para tanto medo de perder. A verdade é que muitos estão tão focados na obtenção de vitórias que esquecem que a vida não é feita apenas de momentos bons. Na história da humanidade, se formos analisar bem, podemos identificar algo em comum por trás de grandes sucessos. Todos passaram por momentos de derrotas. Talvez você conheça a história de Abraham Lincoln.

Em seu caminhar, a vida parece o ter feito familiarizar com as perdas. Entre 1830 e 1840 ele fracassou nos negócios por duas vezes. Concorreu à câmara de deputados e perdeu. Foi demitido do seu emprego. Teve sua inscrição rejeitada em uma faculdade de Direito. Nesse período ele ficou noivo, mas a noiva acabou falecendo. E também sofreu um colapso nervoso total que o deixou preso à cama por seis meses. Após tudo isso ele ainda tentou concorrer à presidência da câmara e foi derrotado.

Já na da década de 40 ele tentou uma vaga no colégio eleitoral e perdeu. Tentou um emprego no cadastro público de terras e foi recusado. Na década seguinte concorreu ao senado dos Estados Unidos e perdeu. Candidatou-se à indicação para vice-presidente na convenção nacional de seu partido e perdeu.

Mas em 1860 algo extraordinário estava reservado a vida desse homem que decidiu disputar a presidência do seu país. Isso mesmo, ele resolveu tentar a presidência… ele venceu e se tornou um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos e um dos mais extraordinários líderes dos tempos modernos.

É preciso ter em mente que as derrotas fazem parte da vida. Em momentos de queda aprenda a ter ainda mais determinação para vencer. O Lincoln ele se tornou um vencedor justamente por não deixar….

O medo de perder supera a vontade de ganhar

medo de perder

Muitas pessoas têm tanto medo de perder que dificilmente estão arriscando voos maiores. O principal obstáculo para o crescimento pessoal, para a obtenção de conquistas é justamente temer tanto a derrota. É sabido que para um número grande de pessoas esse medo de perder tem muito mais força do que a vontade de ganhar. Isso é muito prejudicial, uma vez que inibe qualquer atitude para progredir na vida.

É muito falado atualmente que devemos perder nossos medos. Concordo totalmente. Afinal, o medo apenas paralisa certas pessoas. Sabe aquele desejo de encontrar um emprego melhor junto com o medo de se adaptar as novas funções? Aqui já é um caso impeditivo, pois não haverá vontade suficiente para superar o medo. Ou pior, o medo de ficar sozinho que faz com que muitos casais permaneçam em relacionamentos destrutivos. Eles possuem a vontade de iniciar algo novo, mas têm medo de arriscar.

É preciso entender que é necessário sair da zona de conforto e buscar algo melhor. Não tenha medo de perder aquilo que você já possui. Afinal, você tem capacidade para conquistar muito mais. É incrível negativamente o quanto as pessoas preferem velhas situações que já não agregam felicidade do que correr riscos de buscar algo maior. Saia dessa espiral destrutiva. Reconheça o ser perfeito que você é e conquiste muito mais da vida.

Não tenha medo de perder. Não esconda seus grandes talentos por temer vaias e rejeições. Saiba sempre arriscar mais para assim não perder as grandes oportunidades que podem surgir. A vida pertence aqueles que não a apequenam. Viver preso por medos é viver de modo pequeno. Benjamin Disraeli já dizia que a vida é muito curta para ser pequena. Então, aproveite a sua vivendo sempre para torná-la maior. Quer aprender ter mais atitude e vencer o medo? Clique aqui.

Superando o medo da perda

superando medo de perder

Bom, já foi falado sobre o porquê de muitas pessoas temerem a derrota e também do que acontece quando esse temor é maior que a vontade de vencer. Nesse momento é oportuno apresentar dicas para superar esses obstáculos.

A primeira lição é da importância de reconhecer que você falhará uma vez ou outra. Seres humanos estão em contínuo progresso, então as quedas serão inevitáveis. Todavia, nesses momentos o que mais vale é a sua interpretação. Saiba interpretar buscando sempre o aprendizado e não a lamentação. É muito importante também que nas derrotas você não se crucifique demais procurando defeitos em si próprio que justifiquem o fracasso. Saiba analisar a situação e ver onde você pode melhorar para obter os resultados que deseja.

É válido que você reconheça também que os fracassos produzem inúmeros sucessos. Já falei sobre a história de Abraham Lincoln. Será se ele teria se tornado um ícone se tivesse vencido a primeira tentativa para a câmera dos deputados? Será se ele teria tido coragem para futuramente tentar a presidência dos Estados Unidos? Então saiba apreciar os ensinamentos do fracasso. Tudo na vida é repleto de reflexões benéficas. Saiba aprender a olhar mais para esses pontos.

Outra atitude muito importante para superar o medo é ter mais confiança em si mesmo. Não se rotule de derrotado em momentos de falhas. Faça desses momentos um instrumento para você ter mais determinação e persistência para vencer na vida. Com essa ação você irá vencer. E, por fim, saiba dar um passo de cada vez. Nos momentos difíceis não deixe o medo te paralisar, te impedir de crescer. Saiba mesmo através de toda adversidade continuar o seu percurso mesmo que com pequenos passos. O importante não é a velocidade, mas sim a constância.

O campo da derrota…

Por fim, é evidente que você pode superar os seus medos e colher mais da vida. Não se prenda jamais, pois essa atitude apenas irá te impedir de ter grandes colheitas. Use as dicas que foram apresentadas e tenha foco para mudar tudo aquilo que não te traz conquistas. Caso você não saiba como ter foco irei te disponibilizar aqui um estudo mais aprofundado a respeito.

Antes de me despedir gostaria de deixar a seguinte mensagem: “por mais que encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.” – Abraham Lincoln.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

6 Comentários

  1. Francielle Borges

    Só pude ler agora ,sensacional Douglas, muito bom! Obrigada, Deus continue te abençoando! Abraço

    Responder

Deixe um comentário: