Medo da decisão – como tomar a decisão certa

De repente você tem de decidir entre ir ou ficar, fazer ou não fazer, mas aí bate aquele medo da decisão. Em algum momento você já teve medo de decidir algo? A dificuldade de tomar uma decisão pode ser vivida por pessoas de diferentes níveis econômicos, educacionais e culturais.

Somos bombardeados com variadas opções para quase tudo em nossa vida atualmente – aqui reside um dos obstáculos que impedem muitos de decidir. Afinal, quanto maiores as opções mais dificuldades existem para seguir determinada escolha.

Todavia, por maiores opções externas existam é algo interno que nos impossibilita de decidir – o medo da decisão. O medo bloqueia qualquer ação. Por exemplo, o medo de iniciar uma nova profissão e abandonar a antiga. Ou aquele quando um relacionamento já chegou ao limite e existe o medo de terminar e ficar solteiro (sobre esse assunto clique aqui e aprenda a dizer adeus). Enfim, o medo da decisão nos impossibilita de ter grandes melhorias em qualquer área de nossas vidas.

Medo da decisão porque ele existe?

medo da decisão

Muitas pessoas criam grandes expectativas com relação as nossas tomadas de decisões. Inconscientemente muitos acabam sendo arrastados por essas expectativas e acabam não tomando decisões acertadas ao longo da vida. Ou seja, tomar uma decisão devido ao que os outros pensam por vezes nos fará experimentar dor no futuro. Logo, não nos achamos bons em tomar decisões e assim começa a pairar aquele medo de tomar uma decisão e sofrer novamente.

Vale lembrar também que os pais são um dos grandes culpados pelos filhos terem tanto medo da decisão. Por exemplo, aqueles pais super protetores podem tornar seus filhos tão frágeis que dificilmente vão ter uma boa maneira de encarar a vida.

Outro grande problema é com relação a dificuldade que muitos têm em lidar com suas emoções. Por exemplo, uma pessoa que foi traída em um relacionamento amoroso tem o seu emocional tão abalado que ela acaba se trancando para novos amores. Ou seja, ela não soube lidar com suas emoções e acabou atribuindo ao amor a culpa pelo sofrimento. Se você tem esse medo de decidir se dá uma nova chance para viver um grande amor clique aqui e aprenda a perder o medo de amar.

O medo da decisão nos torna impotentes perante a vida. Por isso é de extrema importância aprendermos a eliminar gradativamente esse temor de novas decisões para assim voltarmos a experimentar o melhor dessa vida. No próximo tópico quero que você aprenda a…

Tomar a decisão certa e sentir-se bem

tomar a decisão certa

O primeiro passo para você tomar a decisão certa é ter consciência que suas decisões precisam ser aceitas somente por você. Ou seja, é preciso abandonar aquela sensação de dar muito valor ao que os outros vão pensar a respeito. Muitas pessoas acabam deixando de serem felizes justamente por darem ouvidos a outras pessoas. A partir do momento que você toma uma decisão pensando primeiramente em sua felicidade pode ter certeza que decisões futuras serão mais fáceis de tomar.

Outro passo fundamental é que suas decisões devem estar em consonância com seus valores. Ou seja, você tem de decidir por algo que não te torne insatisfeito por estar denegrindo aquilo que você acredita. Por exemplo, você aceitaria ser muito bem remunerado em um trabalho em que tivesse de mentir para as pessoas? A resposta obviamente vai depender se a honestidade for um valor principal em sua vida. Portanto tenha consciência dos seus valores na hora de tomar uma decisão para assim não vir a sofrer futuramente.

Por fim, tenha sempre em mente que as decisão são tarefas que você não pode atribuir para outras pessoas. É somente você quem toma as decisões em sua vida, então o quanto antes perder o medo da decisão melhor será para o seu crescimento. Aprenda a se decidir e colha os melhores frutos.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

Deixe um comentário: