Linguagem corporal – uma abordagem interessante

Você sabia que a linguagem corporal diz mais que as palavras? Ou que é perfeitamente possível você saber se alguém irá mentir ou se lembrar de uma história verídica antes mesmo dela abrir a boca? Muitos não sabem, mas as informações não são transmitidas somente por aquilo que emitimos com as palavras. Somente 7% da comunicação é transmitida pelas palavras por si próprias. Outros 38% são através do tom da voz. E, por fim, 55% é uma questão de fisiologia ou linguagem corporal.

Por meio desse artigo irei apresentar algumas considerações sobre a linguagem corporal. Também alguns erros fatais de linguagem do corpo que você deve evitar. E, por fim, uma abordagem sobre a importância de observar o olhar do outro. Estude essas dicas e aprenda a se comunicar de maneira mais eficaz. Aproveite o conteúdo!

A Linguagem corporal

linguagem corporal

Muitas vezes a linguagem corporal pode parecer algo abstrato, misterioso e muito dependente de um processo de interpretação. Todavia, seu uso é de extrema importância para uma comunicação bem-sucedida.

Na psicologia – e você psicólogo sabe muito mais do que eu nesse quesito – a linguagem corporal é usada para identificar as emoções que não foram ditas pelas palavras. Por exemplo, quando o paciente tenta mentir ou omitir alguma informação é perfeitamente possível entender esse comportamento e assim direcionar o paciente para aos poucos ir se soltando e trazendo aquelas informações não ditas anteriormente.

Todavia, as informações contidas nesse artigo têm sua base teórica baseada na PNL (Programação Neurolinguística). Não sabe do que se trata? Clique aqui e aprenda.

Erros comuns na comunicação

linguagem corporal erros

Um erro muito comum ao se comunicar com alguém é referente ao uso de suas mãos. Esconder as mãos, apertá-las ou mesmo mexê-las demasiadamente pode mostrar a quem está te escutando que você não acredita naquilo que está comunicando. E as famosas mãos nos bolsos? Você sabe qual ideia isso passa? Aquela de que você está com medo ou nem um pouco interessado no que está fazendo. Portanto, o melhor modo de usar suas mãos é deixá-las para frente e fazer movimentos calculados para explicar o seu ponto de vista.

E os braços cruzados? Você sabia que essa é uma postura defensiva que normalmente afasta a comunicação com quem você deseja se comunicar? Afinal, cruzar os braços significa resistência e cria uma distância entre os comunicadores. Sendo assim, mantenha seus braços abertos com uma certa distância do corpo como se você estive indo dar um grande abraço de urso. Esse gesto transmite um sinal de paz.

Outro erro comum é o de encolher os ombros, pois isso demonstra que a pessoa não sabe nada sobre algo. Apontar o dedo significa acusação ou uma dominação. O que é bastante negativo na comunicação. Outra ação negativa é olhar para o relógio ou para o celular, isso demonstra que você não está nem um pouco interessado com quem está se comunicando.

Entendendo a movimentação dos olhos

linguagem corporal olhos

É importante que você saiba que a movimentação dos olhos são feitas de maneira inconsciente. Logo, não temos nenhum controle sobre eles ao nos comunicarmos. A movimentação, a dilatação das pupilas, a umidade dos olhos, tudo isso traz a tona o que está se passando em nosso cérebro.

Você sabia que os olhos estão sempre se movimentando? Inclusive quando estamos dormindo? Normalmente é difícil captar tais movimentos, todavia alguns são de fácil captação. Em algum momento da sua vida em uma comunicação com um grupo de pessoas alguém já lhe disse “não sei porque, mas acho que fulano estava mentindo”? Talvez ela não saiba a razão, mas já aprendeu na comunicação a ter atenção no que os olhos do outro estão falando. Assim, se torna fácil saber se há uma mentira ou uma lembrança de algo que realmente aconteceu.

Por exemplo, se uma pessoa olhou para a cima e pra esquerda ela está acionando os mecanismos de memória do cérebro. Logo, ela está se lembrando de algum fato do passado que realmente aconteceu. Agora, se o olhar for pra cima e pra direita ela está construindo imagens em seu cérebro, logo falando algo que não existiu. Vale notar que essa base de informações sobre os movimentos dos olhos se aplicam para as pessoas destras. Aquelas que são canhotas normalmente são 50 50, então é preciso analisar cada um de forma singular. Mas essas informações valem para 95% das pessoas que você vai se comunicar.

No mais…

É importante que você saiba que esse artigo não teve pretensões de esclarecer todo o assunto referente a linguagem corporal. Mas sim passar algumas informações necessárias que podem servir para ajudá-lo no dia a dia.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: