Inveja não é doença, mas sim desvio de caráter

Ovídio já dizia que “a inveja habita no fundo de um vale onde jamais se vê sol. Nenhum vento o atravessa, ali reinam a tristeza e o frio, jamais se ascende o fogo, há sempre trevas espessas. Assiste aos sucessos dos homens e este espetáculo a corrói; ao dilacerar os outros, ela se dilacera a si mesma, e este é o seu suplício”.

Talvez não gostaríamos de acreditar tanto nisso, mas a inveja está mais presente nas relações humanas do que podemos imaginar. Uma das coisas mais invejadas são as conquistas que os outros possuem. É muito comum aquele que não aprende como atrair abundância para sua vida tenha inveja daqueles que conseguem atingir um nível de vida satisfatório.

Mas não podemos nos enganar. A inveja está presente também em outras situações. Muitos têm inveja das características de alguém, do relacionamento amoroso, da aceitação social, da inteligência, enfim. Pouco se fala sobre a inveja, então espero abordar de maneira congruente e te passar uma ideia do quanto é doentio sentir inveja. Aproveite o conteúdo!

A inveja sempre caminha com a crítica

a inveja caminha com a crítica

Sabe aquele indivíduo que vive criticando outras pessoas? Provavelmente ele sente muita inveja daqueles que costuma criticar. Quem distribui muitas críticas sente uma insatisfação tão grande com a própria vida que a fatalidade é mostrar aos outros que eles também não são bons o bastante.

Todo julgamento maldoso decorrente da inveja reflete o inconformismo com a própria maneira de viver. É triste, mas muitas pessoas andam tão descrentes em suas próprias capacidades que acabam desistindo de sonhar. Sim, muitos esquecem que são eles próprios que criaram suas vidas cheias de limites. E assim o caminho que preferem seguir é o de criticar aqueles que lutam para ter um estilo de vida melhor. Sim, o invejoso ao invés de aprender como ter determinação para vencer na vida prefere criticar aqueles que estão fazendo o que ele não tem atitude para fazer.

Caso você tenha refletido e notado que anda sentindo inveja do sucesso dos outros, aprenda a usar esse sentimento como motivação. Sim, ao invés de abrir a boca para criticar aquele que conquista o que você deseja ter… que tal você se levantar, ter atitude e persistir até conquistar também? A vida nos dá inúmeras possibilidades, cabe a você escolher qual caminho é o melhor. Será se o da inveja e críticas perversas é melhor que o da determinação para vencer? Somente você pode dizer por si próprio.

Um sentimento da inferioridade

inveja sentimento da inferioridade

Você acha que uma pessoa bem-sucedida financeiramente vai ter inveja de quem vive sufocado para pagar as contas? É provável que alguém que conquistou uma harmonia familiar com cônjuge e filhos venha a sentir inveja daquela família que vive em desgraças? Será se alguém que tem atitude para conquistar seus objetivos de vida vai ter inveja daquele que não aprende como superar a timidez e ter sucesso profissional?

A resposta para todas essas perguntas é claramente um não. Afinal, ninguém inveja aquele que sempre está na pior. A inveja nasce da insatisfação com a própria vida. Popularmente falando ela é uma arma dos incompetentes. Sim, somente quem não tem competência para criar aquilo que deseja é que costuma ter tal sentimento.

Sabe aquela pessoa que costuma dizer “você é uma boa pessoa, mas…”; “você fez um ótimo trabalho, mas…”; “seu filho é educado, mas…”; “sua mulher é linda, mas…”. Pois é, são pessoas que apesar de admitir a boa sorte de alguém quer por todo custo mostrar o que existe de ruim seja em alguém ou na situação.

Se você é alvo de inveja não se desespere, afinal é um sinal que sua vida está caminhando para o bem. Sim, só é invejado aqueles que têm algo de positivo, algo que outros desejam ter.

Não sinta inveja, aprenda a admirar

admire e não sinta inveja

Obviamente o sentimento da inveja não irá te ajudar em nada para conquistar aquilo que o outro tem e você deseja. Mas sabe o que pode te ajudar nisso? A admiração! Sim! Se você aprender como admirar o que o outro tem, muito provavelmente você estará se guiando para conquistar tudo aquilo também.

Logicamente não estou dizendo que você vai conquistar exatamente o que o outro tem. Mas sim o estilo de vida parecido. Afinal a admiração é um sentimento positivo, é um olhar para outro com olhar de apreciação, um olhar de bondade e orgulho pelo outro ter tido sucesso. Portanto, quando você aprende a ser assim se motiva a também caminhar para ir em busca do que deseja.

Percebe como invejar e admirar são completamente diferentes? A inveja nasce do ódio e da insatisfação. A admiração nasce do amor e do encanto em se imaginar conquistando seus próprios sonhos também. Por isso aprenda a admirar, a abençoar o que o outro tem. E, sobretudo, aprenda como ter determinação para conquistar seus sonhos. Sobre como ter muita determinação clique aqui e aprenda.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: