Intuição – ela é realmente de confiança?

Intuição é aquilo que por vezes quando estamos diante de uma decisão a ser tomada acabamos sentindo que devemos tomar tal decisão. Muitos dizem que isso é pura bobagem e que não devemos acreditar. Mas será mesmo? Você acredita nisso? Se for analisar bem em algum momento já agiu levado pela intuição?

A palavra intuição vem do latim intuitione – união de in (dentro) e “tuere” (olhar para), logo, olhar para dentro. Quanto mais o indivíduo se conhece maior se torna sua capacidade intuitiva. Ou seja, a intuição nada mais é do que uma prática reflexiva que é moldada pelo exercício constante do autoconhecimento.

Portanto, devemos ter em mente que a intuição não apenas ajuda, mas também atrapalha. Aproveite o conteúdo!

Como surge a intuição?

intuição

A intuição nada mais é do que um conjunto de referências do passado aliado ao modo que você interpreta tais acontecimentos. Ou seja, o conhecimento presente que você tem dessas referências. Dito isso, podemos observar que nem sempre a intuição pode ser algo benéfico para muitas pessoas. Afinal, não é a maioria que consegue ter grandes lições dos acontecimentos passados. Logo, a intuição de muitos pode ser bem limitada.

Por exemplo, vamos analisar a intuição de um grande executivo que atua há anos em uma empresa ou mercado. É óbvio que esse indivíduo pode contar com sua incrível capacidade intuitiva de tomar as melhores decisões para a empresa em que trabalha. Ou seja, levando em conta a experiência que ele possui nesse trabalho suas decisões podem ser eficazes para trazer os resultados esperados pela empresa.

Todavia, diferente é a hipótese daquela pessoa que não procura por conhecimento, nunca está disposta a investir em seu próprio desenvolvimento pessoal. A intuição de tais pessoas de longe não pode ser tratada como algo confiável, afinal o seu interior apenas enfraquece suas tomadas de decisões. Logo, a capacidade intuitiva está fardada a não ter tantos resultados positivos.

Fica evidente com esse tópico que o passado é imprescindível para a capacidade intuitiva presente. Por isso, é importante aprender a ter melhores referências. Muitas pessoas que sofreram traumas passados e não adquiriram aprendizado tendem a ter piores tomadas de decisões. Por isso, clique aqui e aprenda a superar os limites do passado.

Como aprimorar o poder da intuição?

poder da intuição

Primeiramente é importante que você coloque em prática o ritual de ter um tempo somente para você. Ou seja, algum momento que você seja a sua única companhia. É importante que não haja interferências externas – esse momento tem de ser usado para você analisar seus pensamentos. Faça meditações, corridas, ou alguma atividade que você sabe que tem um poder de concentração que o ajude a mergulhar em seus pensamentos.

Eu, por exemplo, trabalho em casa, mas sempre que preciso ir ao centro da minha cidade – o que demora em média uma hora a pé entre a ida e vinda – sempre opto por ir caminhando. É um momento que uso para viajar em meus pensamentos. Como eu não gosto de dirigir, meu pai sempre acaba se colocando a disposição para me levar ao centro. Porém, sempre escuta “obrigado, mas quero ir a pé porque vou pensando, rs.”. Então tenha essa prática de momentos que você poderá contemplar suas reflexões, pois essa atitude engrandece suas tomadas de decisões futuras.

É importante também que você saiba reconhecer seus momentos de sentimentos negativos. Afinal, muitas tomadas de decisões em circunstâncias assim tendem a trazer resultados insatisfatórios. Logo, saiba analisar quando for tomar uma decisão se você está em um estado emocional adequado. Muitas pessoas costumam tomar decisões levadas pelos momentos depressivos, angustiantes, ansiosos. Aprenda a não se limitar pelos estados pessimistas. Sobre os sentimentos negativos clique aqui a aprenda a lidar com eles.

Por fim, é muito importante também para ter uma grande capacidade intuitiva que você aprenda a buscar sempre por mais conhecimento. Tenha realmente o compromisso de buscar um desenvolvimento pessoal todos os dias. Afinal, Jim Rohn já dizia perca uma refeição, mas jamais um momento de leitura.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: