Gratidão – a importância de ser grato

Você sabe qual a importância da gratidão em sua vida? A verdade é que muitas pessoas estão sempre em busca de mais conquistas e realizações. Desse modo muitos esquecem de ser gratos por tudo aquilo que já possuem. Certa vez eu escutei que a gratidão é como um músculo que se não exercitado atrofia.

No decorrer desse artigo você irá aprender a importância de ser grato. Também saberá algumas atitudes que podem te ajudar a ser uma pessoa mais grata. E, por fim, eu irei te desafiar a tomar duas atitudes capazes de melhorar a sua vida como um todo.

Espero que esse artigo seja uma luz para você. Use as dicas apresentadas e mude sua vida através da gratidão. Aproveite o conteúdo!

A importância da gratidão

gratidão importância

Existe uma frase da Oprah Winfrey que diz “se você olha para o que você tem na vida, você sempre terá mais. Se você olha para o que não tem na vida, você nunca terá o suficiente”. Muitas pessoas não entendem que quanto mais agradecemos por tudo aquilo que possuímos mais atraímos conquistas incríveis para nossas vidas. Se uma pessoa é acostumada a agradecer pelas pequenas coisas não tardará a chegar um momento que terá grandes coisas pelas quais agradecer.

Ser uma pessoa grata é ser alguém mais positivo, com mais qualidade de vida até em termos de saúde. Está comprovado pela neurociência o quanto agradecer pode nos tornar indivíduos melhores em todos os aspectos. E quando eu digo ser grato é também aprender a valorizar os momentos adversos sempre agradecendo pelos ensinamentos que eles trouxeram.

Um psicólogo americano chamado Abraham Maslow percebeu através dos seus estudos que as pessoas que agradecem são mais felizes. Inclusive, praticar a gratidão é uma qualidade vital para a saúde emocional. Afinal, tais pessoas agradecem por aquilo que têm e não desenvolvem uma ansiedade pelo que vislumbram conquistar. Tem problemas com ansiedade? Clique aqui e aprenda a superar.

É bom lembrar que através do agradecimento estamos expandido o nosso mundo e também a nossa maneira de ser. No próximo tópico irei dar algumas dicas sobre como você pode se tornar uma pessoa mais grata. Continue comigo e aprenda…

Como ser uma pessoa mais grata

gratidão importância como ser

O primeiro passo é aprender a sorrir mais. Sabe aquele momento que você cruza o caminho de alguém na rua? Então… dê um sorriso e pense “obrigado por ter cruzado o meu caminho, sou grato por isso”. Simples, praticou a gratidão. Outra maneira fácil de ser grato é através do conforto material. Você possui um chuveiro elétrico para tomar um bom banho quente? Quem sabe uma cama confortável para repousar? Talvez você faça quatro refeições diárias e mais do que isso? Aposto que agora você já consegue imaginar o quanto possui em conforto material que tem esquecido de agradecer, não é mesmo?

Outra maneira excelente de ser grato é através dos elogios. Sabe aquele amigo que participou de alguma maneira da sua vida? Faça um elogio, o agradeça por ter feito parte da sua vida. Com relação ao elogio é fundamental que você agradeça quando alguém te elogiar, por mais simples possa ser. Por fim, vale lembrar que você não deve devolver imediatamente o elogio, mas sim agradecer e aproveitar o prazer que o elogio pode trazer.

O meu desafio a você…

gratidão desafio

Quero te propor dois exercícios para você ser mais grato. O primeiro deles é um que eu faço todos os dias. Sempre ao acordar eu tenho um diário pelo qual respondo sete perguntas. Uma dessas perguntas é “pelo que me sinto grato em minha vida agora e como isso me faz sentir”. Através dessa pergunta se torna muito fácil reconhecer o quanto temos para agradecer. Com o passar do tempo você perceberá o quanto essa simples ação representará em termos de felicidade em sua vida.

Para mim o resultado foi incrível, pois eu aprendi a realmente ser mais grato por tudo que já tenho. Até em termos de orações tudo mudou. Antigamente eu me conectava com Deus apenas para fazer pedidos, pedia e pedia tudo aquilo que eu queria conquistar. Hoje minhas orações são completamente diferentes, eu oro em agradecimento por tudo o que já possuo. Afinal, aprendi a reconhecer que o que eu tenho hoje é o que se faz necessário pela etapa vivida. Claro que isso não quer dizer que eu não esteja sempre em busca de mais conquistas e resultados. Afinal, eu penso que a vida se resume a progresso. Todos os dias temos a chance de progredir. O outro desafio é…

O dia da gratidão

Por fim, o segundo desafio é um exercício que ao meu ver tem um poder enorme. Reserve algum dia para praticar o “dia da gratidão”. Nesse dia você irá pensar em alguém vivo pelo qual você seja grato. Após pensar em alguém você irá escrever uma carta para essa pessoa agradecendo por ela fazer parte da sua vida. O ideal é tentar entregar essa mensagem pessoalmente mediante um forte abraço. A sensação será incrível tanto para você quanto para quem será presenteado com essa sua atitude. E aí, você topa esses desafios? Responda através dos comentários e mostre seu grau de comprometimento em ser mais grato.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

4 Comentários

Deixe um comentário: