Ansiedade – aprenda imediatamente como gerenciar a ansiedade

Você quer aprender a gerenciar a ansiedade? Muitas pessoas sofrem muito com ela sendo a principal causa um excesso de preocupação. É bem verdade que todos nós sentimos algum tipo de ansiedade em certas ocasiões. Todavia o assunto abordado nesse artigo é para aquelas pessoas que em virtude dos estados ansiosos acabam colhendo muito pouco da vida. A saúde, as finanças, os relacionamentos, os compromissos, tudo isso é afetado na vida de quem tem ansiedade em excesso.

Você se preocupa de maneira excessiva com situações que ainda não aconteceram e podem nem vir a acontecer? Já se sentiu ansioso sem ter um motivo aparente durante o seu dia? Os seus medos estão incapacitando seu crescimento em diversas áreas da vida? Se alguma resposta ou mesmo todas foram afirmativas não se preocupe, afinal esse artigo foi escrito para te ensinar como superar a ansiedade. Aproveite o conteúdo!

A ansiedade

transtorno de ansiedade

A ansiedade é algo desgastante tanto fisicamente quanto mentalmente. Uma vez que drena sua energia mental, é muito comum também que impeça muitas pessoas de dormirem e se relaxarem. Diferentemente da preocupação comum, aqui há uma inquietação difusa com um sentimento geral de medo. É um caso incapacitante, pois os efeitos são muito mais prolongados tornando a vida de quem o sente muito difícil.

Essa ansiedade faz com que as pessoas tenham preocupações muito mais devastas do que a maioria. Por exemplo, em uma roda de amigos está sendo discutido sobre um pequeno colapso na economia do país. Pessoas com ansiedade em excesso logo transformam esse colapso em uma enorme crise econômica no qual o país está em ruínas. E o que falar das mensagens do Whatsapp visualizadas, mas não respondidas no mesmo instante? Logo é tido ideias difusas de que algo muito grave está acontecendo.

Essas frases são familiares para você? “Ele está 10min atrasado… será se aconteceu algum acidente?”; “estou com insônia, só sinto medo… mas não sei o porquê!”. É muito comum que pessoas com ansiedade excessiva sempre pensem o pior em determinadas situações e experimentem sempre um sentimento de medo. Por isso a importância de superar imediatamente a ansiedade (clique aqui).

Ansiedade vs. preocupações normais

A preocupação normal não interfere na realização de nossas atividades diárias e muito menos profissionais. Aqui existe uma capacidade de controlar aquilo que está causando a preocupação e assim não permitindo que haja um sofrimento desagradável. Essas preocupações são muito limitadas para situações específicas e também não duram um tempo muito longo.

Por sua vez, a ansiedade em excesso leva as pessoas a terem preocupações que vão interferir diretamente nas realizações das tarefas diárias e também profissionais. Não existe a habilidade de controlar as preocupações sendo assim muito estressantes e perturbadoras. Há uma forte sensação de que o pior sempre vai acontecer e o período desse tipo de ansiedade é grande.

Quais são os sintomas?

transtorno de ansiedade sintomas

A verdade é que falar dos sintomas e achar que todas as pessoas sentem os mesmos é caminhar em um sentido contrário ao da individualidade de cada um. Por isso, é importante que você saiba que os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Todavia, a maioria tende a sentir os que vou elencar aqui.

Os primeiros sintomas que quero informar são com relação ao aspecto emocional. O primeiro deles é uma preocupação constante que não sai da cabeça. Existe um sentimento de que não há nada que possa ser feito para parar de se preocupar. Existe um forte sentimento de tentar evitar pensamentos que levem a ansiedade, todavia não consegue alcançar o êxito. É muito comum também que pessoas ansiosas não tolerem a incerteza, querem a todo custo prever o futuro. Por fim, há um sentimento muito grande de temor.

Já os sintomas comportamentais estão ligados a dificuldade de relaxar. Existe uma falta de foco e concentração muito grande. É comum que pessoas ansiosas não se expressem tão bem.

Por fim, os sintomas físicos. É comum que haja muitas dores no corpo, rigidez dos músculos, a pessoa está sempre tensa. Outros sintomas são dores no estômago, náuseas, diarreia.

O sintoma principal…

Não há como negar que o principal sintoma da ansiedade é a preocupação excessiva. Por isso, cabe reservar um espaço para falar mais a respeito. É importante que você entenda que quem alimenta sua interpretação é você mesmo. Muitas vezes pode parecer que são situações externas, atitudes de outras pessoas, etc.. Mas não, não são, é você que está alimentando sua própria preocupação mediante suas crenças, medos, receios, pensamentos negativos.

Você já notou que dentro da sua cabeça existe um diálogo? E assim que você começa a se preocupar surgem inúmeros pensamentos sobre o que você tem medo, os eventos negativos que podem vir a acontecer. A sua mente acaba imaginando diversos problemas a serem resolvidos, problemas estes que sequer aconteceram ainda. Assim, diante da imprevisibilidade dos fatos você se torna cada vez mais apreensivo.

Uma ideia equivocada que existe é a de achar que esses pensamentos e preocupações estão te protegendo. Afinal, você está se preparando para o pior ou mesmo evitando que situações desagradáveis aconteçam. Todavia, não passa de uma preocupação improdutiva que só tende a te fazer colher muito pouco da vida, pois está sempre sendo preparado para os eventos ruins. Quem vive dessa maneira não espera surpresas positivas, apenas negativas.

Em virtude de tudo o que foi falado é extremamente importante que você supere essa incapacidade e aprenda a gerenciar a ansiedade. Você consegue sentir o quanto seria incrível se livrar da ansiedade? Imagine como seria sua vida sem os limites que são causados pela ansiedade.

Ao você iniciar essa leitura eu te prometi que te ajudaria a superar esses limites que só tendem a causar resultados pequenos em todas as áreas da vida. Portanto chegou o momento de você aprender a…

Gerenciar a ansiedade

gerenciar a ansiedade

Fico muito satisfeito por você ter chegado até essa parte do artigo. Uma vez que isso mostra a sua vontade em ter incríveis mudanças na sua vida. Certamente é isso que acontecerá.

Recentemente eu tive acesso a um conteúdo incrível produzido pelo Leandro Percário sobre como superar a ansiedade. Trata-se de um curso voltado para realmente ajudar as pessoas a se livrarem desse estado tão incapacitante. Para você conhecer o que o Leandro tem a te propor clique aqui. Lembre-se, a escolha está com você!

Compart. 0

Deixe um comentário: