Fraqueza emocional – como ser forte emocionalmente

Quer saber como ser forte emocionalmente? Bom, você costuma ter pensamentos tristes e negativos com frequência? Isso é um sinal de pessoas que normalmente possuem fraqueza emocional. A verdade é que seus pensamentos sempre estarão de acordo com as suas emoções. Muitas pessoas que não têm controle emocional enfrentam as adversidades da vida sempre duvidando de suas próprias capacidades, pessimistas e cheias de medos – sobre como superar medos clique aqui.

No decorrer desse artigo falarei sobre as ações que pessoas emocionalmente fortes não praticam. Após mostrarei alguns mitos sobre a fraqueza emocional. E, por fim, darei dicas sobre como ser forte emocionalmente.

Espero que esse artigo seja uma fonte de luz para sua vida. Use as dicas e se torne emocionalmente mais forte sem se deixar ser vítima das suas emoções. Aproveite o conteúdo!

Ações que pessoas emocionalmente fortes não praticam

fraqueza emocional ações

As emoções influenciam diretamente como nos comportamos em termos fisiológicos. Por exemplo, se você está em um estado emocional triste o seu corpo se comporta de uma maneira diferente de quando está em um estado de felicidade. Sendo assim, as emoções são uma das nossas maiores motivações, todavia infelizmente muitas pessoas se motivam apenas para os lados negativos da vida.

Uma das ações muito comuns em pessoas com fraqueza emocional é a necessidade de atenção. Por vezes elas não se sentem seguras do seu próprio valor e necessitam do reconhecimento de outrem. É muito comum também que pessoas emocionalmente fracas guardem inúmeros rancores. Você em algum momento já deixou de fazer algo por causa da opinião ou reação contrária de alguém? Saiba que isso também é um sinal de fraqueza emocional. Afinal, você está deixando que outra pessoa interfira em suas ações e necessariamente em sua felicidade.

É muito comum que pessoas emocionalmente fortes não tomem ações que não gostariam. Por exemplo, várias situações podem nos levar a tomar caminhos que não desejamos. Se você é uma pessoa emocionalmente fraca percorrerá tais caminhos mesmo contra a sua vontade, afinal não sabe dizer não – outra fraqueza emocional. Dizer não é necessário, uma vez que você mostra aos outros que também tem compromissos para cumprir.

Agora uma das fraquezas emocionais mais deprimentes e prejudiciais é com relação ao medo de amar. O pior é que se torna uma situação mais frequente esse tipo de temor. A verdade é que muitos relacionamentos deixam feridas que se não lidadas corretamente comprometem toda nossa confiança com os romances. Se você tem medo de se entregar ao amor aconselho que clique aqui e aprenda a superar imediatamente esse medo e seguir em frente.

Os mitos com relação a fraqueza emocional

fraqueza emocional mitos

Um dos mitos mais comuns é com relação a frases do tipo “eu não devia estar me sentindo assim…”, “eu deveria estar mais feliz…”, etc. A verdade é que cada um em particular sente suas emoções de determinada forma. Por isso em vez de se culpar e gastar energia se criticando sobre a maneira como se sente busque alternativas para reagir perante suas emoções.

Outro pensamento equivocado é que a maioria imagina que não podem controlar a maneira como se sentem. Isso é uma utopia. Em questão de segundos você pode sair de um estado de infelicidade para um estado de felicidade. Não são as suas emoções que o controlam, mas você que controla suas emoções. Todavia, muitos estão presos em pensamentos e emoções automáticas e assim se deixam ser controlados eternamente.

Muitos dizem que controlar emoções é se comportar como robôs. Bom, se você detém o poder de controlar suas emoções e assim sair de estados enfraquecedores para estados de poder deixe que o rotulem de robô. Afinal, por exemplo, se você está a experimentar aquela dor de amor, mas sabe como sair desse estado em questões de segundos o que você prefere? Não ser rotulado de robô ou se livrar da dor? Eu prefiro superar a dor e sobre esse assunto clique aqui e aprenda como se livrar da dor de amor.

Por fim, demonstrar emoções em momentos adequados não é um sinal de fraqueza. Muitos imaginam que devem prender suas emoções, mas não é assim que funciona. Todavia, lembre-se de duas palavras: momento adequado. Afinal, o melhor momento de demonstrar ciúmes não é quando está possuído por ele, e sim em um momento mais calmo.

Como ser forte emocionalmente

como ser forte emocionalmente

A primeira atitude é que você precisa ter em mente que tudo aquilo que você não exercita atrofia. Muitas pessoas buscam conhecimento, desenvolvimento, treinamento, mas não colocam em prática o saber. Por exemplo, de nada adianta você receber um conteúdo diário meu se não está utilizando os conhecimentos que estou te passando. Então saiba ter força para realmente controlar suas ações emocionais.

Outro passo é definir os limites emocionais. Ou seja, defina como você quer se sentir e o que é preciso para ter esse sentimento. Por exemplo, se deseja se sentir respeitado aprenda a colocar um limite até quando aceitará o comportamento dos outros. Se você aprendeu a definir os limites ensinará para outras pessoas como você deseja ser tratado.

Outra atitude fundamental sobre como ser forte emocionalmente é aprender a se livrar dos sentimentos negativos que tem travado sua vida. Para tanto é necessário que você se esforce para se livrar da fraqueza emocional. Quando você se treina a não reagir de forma automática aos acontecimentos tende a ter mais controle nos desafios que vão surgindo ao longo da vida. Muitas das suas ações atualmente e comportamentos emocionais são bagagens de tempos atrás. Então aprenda a se conhecer e saber o que trava sua vida e se livre disso.

Sobre a última atitude é importante ainda que você se livre de acontecimentos traumáticos do passado. Reconheça que aquilo que passou não faz mais parte de você. Não se defina por tudo aquilo que lhe aconteceu, uma vez que isso pode te tornar fraco emocionalmente. A respeito dos traumas do passado clique aqui e confira como superar imediatamente.

Por fim, conheça a sua verdadeira verdade. Saiba quem você realmente é ou como deseja ser tratado. Abra mão de velhas rotinas, valores, emoções e crie um novo ser.

A liberdade se perde pela fraqueza…

No mais, a ideia central sobre como ser forte emocionalmente é que você é a chave para se livrar da fraqueza emocional. Use o poder que há dentro de você e não se deixe ser controlado por suas ações inconscientes. Saiba programar a si próprio para reagir de maneira mais fortalecedora em todos os momentos da vida – inclusive nos mais adversos.

Antes de me despedir gostaria de deixar a seguinte mensagem: “estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza”. – Mahatma Gandhi.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

6 Comentários


  1. Ótimo texto!!! Como um flexa direto pra alvo…parabéns!!! Seus artigos estão me ajudando muito 🙏🏻

    Responder
  2. Irenir

    Ola Douglas, gosto demais do seu trabalho, seus textos são de excelente qualidade e sempre me sinto muito bem ao lê-los, e que preciso de uma resposta para alguma duvida, procuro um de seus textos e sempre encontro um que seja adequado àquela necessidade. Sou sua fã. Obrigada e Parabéns.

    Responder

Deixe um comentário: