Como lidar com a falta de reconhecimento no trabalho

Você tem uma sensação de não ser valorizado em seu ambiente profissional? Muitas pessoas elas acabam tendo seus resultados minados por uma falta de reconhecimento no trabalho. Isso acarreta em um grande problema tanto para a empresa quanto para o funcionário.

No decorrer da leitura você irá entender o que gera uma insatisfação no trabalho – adianto que mais de 70 por cento das pessoas estão insatisfeitas com seu labor atual. Também abordaremos que reconhecer é manter a motivação do empregado acesa. Além é claro de falarmos que para ser reconhecido requer mais do que apenas bons resultados.

falta-de-reconhecimento-bons-resultados

O meu intuito com esse artigo é realmente mostrar para você possibilidades de não mais depender do reconhecimento de terceiros, mas também te conscientizar que é muito importante reconhecer os outros. Então continue com a leitura e aproveite todo o conteúdo disponibilizado.

O que gera insatisfação no trabalho?

Uma pesquisa publicada pela Isma Brasil comprova que 72% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho atual. Índice alarmante que me levou a produzir esse artigo. Por trás dessa insatisfação muitos justificam pela falta de reconhecimento por parte dos seus superiores e, até mesmo, colegas de trabalho. Muitos indivíduos têm uma dificuldade enorme para lidar com esse problema, por vezes a tendência é uma falta de produtividade constante por parte do empregado.

É oportuno ressaltar que essa falta pode não ser culpa apenas da empresa, mas também do próprio insatisfeito. Afinal, não são todos os funcionários de uma empresa que estão empenhados em produzir um trabalho digno de reconhecimento. Por mais contraditório que possa parecer, estes também por vezes se sentem desprestigiados em seu ambiente profissional. Porém, muitos empregados são super dedicados e nunca recebem um elogio dos seus chefes. Como agir nessa situação? Continue comigo e aprenda a lidar com esse dilema.

A dica sugerida é que você não prenda seus resultados ao reconhecimento por parte de terceiros. Reconheça-se automaticamente. Se você conduz sua produtividade preocupado em ser reconhecido, o sucesso dificilmente baterá na sua porta. O sucesso é designado para aqueles que agem independentemente de elogios, para aqueles que sabem reconhecer quando fazem um ótimo trabalho, para aqueles que encaram o reconhecimento como apenas um bônus.

Se você aprendeu a viver pelo seu propósito de vida tenho certeza que facilmente saberá lidar com essas situações. Pois viver por um propósito que você ama dispensa reconhecimentos. Claro que é muito importante ter o reconhecimento – eu mesmo adoro ler cada mensagem de agradecimento por meu trabalho. Mas isso é apenas um incrível bônus que recebo. Minha satisfação reside em reconhecer que vivo por algo que aflora os meus maiores sentimentos. Mas, seria estúpido da minha parte não entender que…

Reconhecer é motivar

A verdade é que as pessoas são diferentes, então uma regra que se aplica a mim pode ser que não se aplique a você. Muitas pessoas trabalham com dedicação não apenas por um salário no fim do mês, e sim por se sentirem reconhecidas. A empresa que detém a prática de reconhecer constantemente sua força produtiva está passos à frente das suas concorrentes. Afinal, reconhecer é motivar e motivar é manter os funcionários a todo vapor para elevar a marca da companhia.

É notório o quanto um funcionário motivado é capaz de elevar seus padrões, ser mais criativo, produtivo, ter uma maior capacidade de solucionar problemas e, até mesmo, motivar seus próprios colegas de trabalho. Qual empresa não gostaria de contar com um funcionário assim? Penso que todas teriam uma enorme satisfação, mas acontece que para isso acontecer é necessário pagar o preço do reconhecimento. Infelizmente, muitas empresas pecam nesse quesito e assim boa parte dos funcionários perdem seus talentos.

É importante para as empresas que aquele superior próximo da força de trabalho da companhia tenha sensibilidade em reconhecer e incentivar o desenvolvimento de novas competências dos seus funcionários. É necessário que o superior entenda que o trabalho realizado por seu subordinado embora seja mais que uma obrigação não elimina a possibilidade de demonstrar que ele está atento e agradecido pelo desempenho de cada um.

A companhia que conta com um verdadeiro líder frente as pessoas que movem a produtividade da empresa está bem servida. Afinal, o líder nato sabe fazer feedbacks aos funcionários, seja para dar o devido reconhecimento pelo trabalho prestado, seja para notar aquilo que o subordinado tem capacidade para melhorar. Agora se você é um líder na sua empresa, mas não exerce com o devido valor e paixão, é hora de saber qual seu verdadeiro propósito.

O reconhecimento é mais do que ter um bom desempenho

Muitas pessoas acham que ter um bom desempenho já é suficiente para merecer um reconhecimento, mas é bom salientar que não vive apenas de bons desempenhos aquele que é admirado e ganha notoriedade dentro de uma empresa. Aquele que deseja realmente ganhar visibilidade tem de contar com outros atributos capazes de criar uma boa imagem dentro da companhia. Nos parágrafos seguintes abordarei quais são, aproveite!

Primeiramente é de extrema importância cuidar da aparência. Em um ambiente de trabalho aqueles que zelam por sua boa imagem tendem somente a crescer. É necessário cuidar do seu comportamento, do relacionamento com os outros e, até mesmo, das roupas que você usa para ir ao trabalho. Outro aspecto importante é que você precisa aliar sua produtividade com uma certa humanização, ou seja, além de ter bons resultados é necessário que você tenha ótimos relacionamentos com colegas de trabalho.

Outra dica fundamental – entendo que nem deveria ser uma dica, afinal todos deveriam agir dessa maneira – é deixar sua vida pessoal fora do ambiente profissional. Se você deseja ser reconhecido profissionalmente, seus problemas pessoais devem ficar do lado de fora do seu trabalho. Quem carrega adversidades para o labor tende a perder em produtividade. Foque sua atenção para tudo que precisa ser feito no momento que eleve seu desempenho.

Por fim, para tudo isso ser feito da melhor maneira possível você precisa ter paixão pelo seu trabalho. Essa palavra é o norte para melhores resultados, melhores relacionamentos profissionais e para mais satisfação pelo papel exercido dentro da empresa. Então realmente ame seu trabalho, pois sem amor dificilmente você terá reconhecimento. E caso não consiga amar o que você faz hoje, aconselho a leitura do artigo qual seu propósito de vida para assim você descobrir o que te dá paixão.

O sol faz um enorme espetáculo, mas…

Fica claro com a leitura desse artigo que você tem o poder de gerar dentro de ti uma habilidade que não o deixe preso aos reconhecimentos de terceiros. Mas, é evidente que reconhecer é uma forma de motivar diversas pessoas a renderem muito mais em seu ambiente de trabalho.

E, antes de terminar, eu gostaria de deixar o seguinte pensamento: “não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom. Afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria continua dormindo.” – Desconhecido.

 

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

  1. Joeli Teixeira Antunes

    Realmente não podemos prender nossos resultados ao reconhecimento por parte de terceiros.

    Responder

Deixe um comentário: