Experiências dolorosas – o que aprender com elas?

Há vida depois da dor. Você está vivenciando alguma experiência dolorosa? Muitas pessoas quando estão nesse processo de sofrimento costumam acreditar que tudo está perdido. Muitos não entendem que assim como as tempestades não duram para sempre, as experiências dolorosas também não. Porém, o mais comum é encontrarmos indivíduos que se paralisam em virtude do sofrimento e assim não buscam soluções para amenizar essa dor e seguir em frente.

Por meio desse artigo quero te mostrar algumas ideias importantes com relação ao modo que devemos agir nos momentos de dor. Espero que esse texto faça sentido para você e assim te guie para a libertação do sofrimento. Aproveite o conteúdo!

O que aprender com as experiências dolorosas?

experiências dolorosas aprender

Se todos carregássemos a crença de que as experiências dolorosas caminham juntas com as lições aprendidas nesses eventos, todos aprenderíamos a viver mais tranquilos. Afinal, nos momentos de dor saberíamos focar nossa atenção para o aprendizado e não somente para o sofrimento em si.

Mas o que de fato acontece é que muitas pessoas não procuram aprender boas lições com os momentos ruins. Muito pelo contrário, a maioria costuma aprender a se aprisionar na lamúria. Por exemplo, quem nunca sofreu por um amor que veio a não dar certo? São pouquíssimas pessoas que encontraram o seu verdadeiro amor em uma primeira viagem. A maioria realmente não tem essa sorte.

O triste disso é que muitas pessoas se trancam ao amor por um relacionamento ter sido mal sucedido. É até engraçado, afinal elas culpam o amor em si, mas não se atentam para o fato de que o problema é ter se relacionado com alguém que não foi ensinado sobre o que é o amor. Inclusive, se você tem medo de amar clique aqui e aprenda a destruir esse seu medo e se revigorar para encontrar o seu verdadeiro amor.

Da mesma forma, o que dizer daquelas pessoas que encontraram adversidades para realizar seus sonhos? Muitos desistem de sonhar e limitam suas vidas. Claramente você pode observar que as experiências dolorosas trazem aprendizados positivos e negativos. É importante aprender a focar sempre no aspecto positivo que esses traumas podem nos trazer. Por maior que seja a tragédia, sempre podemos aprender algo com o que está acontecendo.

Você que provavelmente já viveu uma situação dolorosa irá concordar comigo. Diferentemente de quem está vivendo essa situação no momento presente. Mas pode ter certeza que quando essa nuvem escura sumir você entenderá qual a lição a ser aprendida.

Como esquecer memórias que causam dor?

sofrimento dor como esquecer

Primeiramente você precisa reconhecer os sintomas físicos que essa dor emocional pode estar trazendo. Além é claro de identificar a proporção dessa dor. E após a melhor maneira de lidar é buscar por soluções e ajudas para enfrentar as experiências dolorosas. Muitas vezes ao sofrermos traumas e decepções tendemos a aumentar nosso nível de ansiedade e temer eventos futuros. Por isso a importância de aprender a gerenciar a ansiedade e clicando aqui você saberá como.

Outro passo importante para esquecer os acontecimentos ruins é criar novos hábitos. Já pensou na importância de escrever um diário? A melhor maneira de colocar sentimentos dolorosos para fora é realmente escrevendo-os. Com a escrita você tem a possibilidade de trabalhar melhor com as suas emoções. Outra solução são os amigos. Já pensou em ligar para aquele amigo tão querido? Cultivar amizades felizes é uma das melhores maneiras de esquecer os eventos negativos do passado e se concentrar na alegria do presente.

Outra maneira muito eficaz é na procura de ajuda externa para lidar com essas experiências dolorosas. Eu penso que podemos aprender muito com cada ser humano. Todos já passaram por experiências ruins e alguns se tornaram pessoas melhores, enquanto outros pessoas piores. Então devemos encontrar esses exemplos de superação e tentar guiar nossa vida de acordo com as crenças que tais pessoas adquiriram nos momentos adversos. O exemplo nos propícia a ter um norte que se seguido pode nos ajudar a superar e ainda nos tornar pessoas melhores. Sobre esse assunto clique aqui e conheça uma fascinante história sobre superação de traumas.

O caos faz nascer uma nova realidade

nova realidade

Você já percebeu como funciona os momentos após uma tempestade? Pensa comigo, quando uma tempestade está para se formar tudo escurece. O céu perde aquele azul tão lindo, os brilhos do sol já não nos encontra, o dia fica com um triste aspecto cinzento. Mas com o passar do tempo o que acontece? A tempestade vai perdendo sua força, o aspecto cinzento vai diminuindo, já é possível notar os primeiros brilhos do sol, o céu começa a ficar azul… até que nasce uma nova realidade. Por vezes, até surge um lindo arco-íris para nos mostrar que por mais cinzentos os momentos anteriores possam ter sido, essa nova realidade pode trazer algo ainda mais belo do que aquilo vivenciado anteriormente.

O que eu quero dizer para você é que há vida após a dor. Saiba reconhecer isso e ser mais positivo mesmo vivendo o sofrimento. Tudo que acontece em nossa vida só sentimentos a partir de uma interpretação nossa. Ou seja, nada nos acontece senão aquilo que interpretamos. Então que tal aprendermos a interpretar os fatos de maneira mais positiva? Se você quer se tornar uma pessoa melhor após o sofrimento precisa aprender a ter uma melhor comunicação consigo mesmo.

É óbvio que você irá sofrer sim em muitos momentos. Todavia, é preciso aprender a controlar suas emoções de modo a fazer com que esses momentos durem menos tempo e você possa caminhar de encontro a essa nova realidade após o caos. Eu não vou te enganar dizendo que essa nova realidade será boa. Afinal, tudo é uma questão de interpretação. Se você interpreta a vida pela perspectiva do copo meio vazio essa nova realidade será trágica. Agora se você aprendeu a focar nos aspectos positivos pode ter certeza que entenderá o que a dor está ensinando.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: