Estresse – aprenda a lidar de uma vez por todas

Sabe aquela falta de controle para lidar com situações corriqueiras? Eu sempre tive um grande problema que era a dificuldade para lidar com o estresse. Minha vontade sempre foi manter o foco em meu controle emocional. Mas o que eu conseguia era apenas me estressar mais e mais após novas ocasiões desafiadoras.

Assim como eu, muitas pessoas sofrem vítimas de uma vida moderna que com uma quantidade indefinida de cobranças tende a gerar mais estresse. Além, é claro, das mudanças que estamos sujeitos a cada instante – sendo elas positivas ou não – é um dos mais efetivos agentes causadores de situações estressantes. Sem contar as violências urbanas que crescem a cada dia aumentando assim o número de distúrbios de estresse pós-traumático.

É fato que muitas pessoas não exercem um foco para lidar com as soluções que podem diminuir os níveis de estresse. Como por exemplo, alimentação balanceada, exercícios físicos, controle dos pensamentos e emoções, etc.. Ao longo do artigo irei passar dicas incríveis sobre como você pode superar situações estressantes.

A vida moderna e o estresse

situação de pressão

Nos dias atuais, muitas pessoas têm de lidar com inúmeras demandas, prazos, o que pode vir a causar diversas frustrações e aborrecimentos. O estresse tem se tornado tão comum que não é raro encontrar pessoas que fizeram dele um hábito. Ao estarmos em uma situação de pressão, o estresse se torna uma resposta normal do nosso corpo para tais momentos.

Embora útil em dadas situações, após certo tempo o estresse se transforma em grandes causas de problemas de saúde, falta de produtividade, relacionamentos ruins, péssima qualidade de vida, etc.. O perigo se encontra a partir do momento que você já não exerce mais o controle em situações estressantes. Na verdade, essa falta de controle é uma ausência de confiança em si mesmo sobre sua capacidade de enfrentar desafios.

Outro grande problema é que o estresse tem se tornado um problema social. No trabalho é uma das principais causas de afastamento do trabalhador por auxílio-doença. Muitas empresas não sabem como lidar com essa adversidade, pois falta conhecimento sobre os agentes causadores do estresse. É de extrema importância que a empresa consiga identificar as causas para desse modo conduzir o seu empregado para um tratamento adequado.

Uma excelente maneira para você lidar com o estresse é aprender a gerenciá-lo. Ou seja, você precisa assumir o comando sobre as suas emoções, os seus comportamentos, os seus pensamentos. Ao aprender, também, a gerenciar sua agenda, compromissos, você tende a encarar qualquer adversidade em uma posição de superioridade. É importante que você também saiba como se relaxar. Assim você aprenderá a controlar o quanto uma situação estressante causará algum impacto para você. .

Essas simples dicas podem fazer uma diferença em sua vida, uma vez que você usou o poder do foco para situações que tendem a trazer melhorias.

As mudanças têm potencial para causar estresse

negativas

As mudanças são parte da vida de qualquer pessoa, a todo momento estamos enfrentando novas situações. Lulu Santos já cantava que “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo muda o tempo todo.” O problema ocorre quando as mudanças são, para muitos pesquisadores, um dos meios mais efetivos para causar estresse. Mas, não se trata apenas das mudanças negativas, as positivas também têm esse potencial.

As pessoas tendem a enxergar o estresse apenas como um estado enfraquecedor nas situações de mudanças negativas. Por exemplo, a morte de um cônjuge, o término de um relacionamento, uma doença, trânsito pesado, mas muitos momentos importantes da vida podem causar o estresse. Claro que  aqui a motivação vem em função de uma preocupação excessiva com o acontecimento, como, casar, ter filhos, ir à faculdade, arrumar um novo emprego. O nível do estresse irá variar com o impacto causado pela nova situação de mudança.

O estresse em excesso tem se tornado um grande problema, mas saiba que esse nervosismo pode ser solucionado com algumas pequenas mudanças.  1) manter uma alimentação balanceada. Muitas vezes os hábitos alimentares parecem ser a solução para tudo. Em verdade se você mantém uma alimentação saudável, o seu organismo está recebendo nutrientes que o fará funcionar melhor. Logo, haverá um aumento de energia e vitalidade. 2) Praticar atividades físicas. Diversos exercícios funcionam como um relaxamento para quem pratica, além da adrenalina causar uma redução no estresse. Outro fator importante é o senso de propósito, por exemplo, quando fazemos algo que temos a convicção que será bom para nós, a nossa mente tende a receber um comando de que merecemos algo positivo. Dessa forma a prática de exercícios físicos ajuda a mudar um pouco o foco.

Acontecimentos traumáticos

violência

Um grande problema é que a violência urbana cresce a cada dia, e as suas vítimas, se não acompanhadas adequadamente, ficam em um quadro de desespero permanente. Acidentes, desabamentos, assaltos, sequestros, estupros, etc., são causas muito comuns que provocam o estresse pós-traumático atualmente.

Em resumo, para lidar com o estresse, você deve parar e pensar sobre as suas áreas pessoais, exemplo, familiar, social, financeira, espiritual. É necessário fazer uma reformulação da vida, e desse modo procurar reduzir áreas que geram mais estresse. Pode ser que, em algumas situações, o uso concomitante de tratamentos com remédios surta efeito. Às mudanças do modo de vida também tendem a dar uma incrível ajuda na diminuição dos níveis de estresse. Mas sem dúvidas é necessário que você mantenha uma atitude ao seu modo de viver e trabalhar com as suas emoções.

Outro fator importante para lidar com o estresse é o chamado “Positive talk” (fala positiva). Todos nós conversamos com nós mesmos, todavia muitos não conseguem se auto incentivar. Um grande número de pessoas cultiva pensamentos de injustiça, sofrimento, pesar, além de fazer péssimos autojulgamentos. Quando você aprende a se comunicar melhor consigo mesmo tende a criar raízes mais fortes para lidar com as adversidades.

Outra dica necessária é que você aprenda a saber o que focar, pois assim o estresse tende a ser menor. A partir do momento que aprendemos a melhor direcionar nossa atenção tendemos a ter mais conquistas e assim diminuir o estresse. Para saber mais sobre o que focalizar clique aqui e aprenda mais um incrível conteúdo.

Hoje é o dia certo…

Por fim, é evidente que você pode superar qualquer situação de estresse. Mas para tanto você precisa realmente estar disposto a lutar contra velhos paradigmas mentais que provocam esse mal em você. Através das dicas apresentadas tenho convicção que sua vida pode mudar. Todavia, repito… você tem de querer e estar comprometido com as mudanças que deseja efetuar.

Antes de me despedir gostaria de deixar o seguinte pensamento: ““só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” – Dalai Lama.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

  1. Mariana Santos

    Adorei! Poder ter mais controle sobre os pensamentos e emoções é uma das minhas metas. Suas dicas são ótimas!

    Responder
    1. Douglas Teixeira

      Fico feliz que tenha gostado, Mariana. Parabéns por ter essa meta, é muito importante controlarmos nossos pensamentos e emoções. Deus abençoe!

      Responder

Deixe um comentário: