Dia ruim? Evite torná-lo ainda pior

Então você se levanta e já sente que terá um dia ruim? Ou mesmo os acontecimentos ao longo das horas vão transformando esse dia em um caos? Como você age nessas circunstâncias? Procura soluções temporárias? Por exemplo, excesso de álcool ou outras drogas? Quem sabe se alimentar de maneira abusiva? Muitas pessoas não percebem, mas essas escolhas temporárias ao longo do tempo trazem mais arrependimentos.

Chega ser irônico o quanto muitos estão propensos a criar sempre tempestades em copo d’água. Tão logo um acontecimento não esperado surge, eles já estão julgando não apenas como um dia ruim, mas como o pior dia de suas vidas. Por meio desse artigo quero te passar algumas ideias para você evitar que esse dia ruim se torne ainda pior. Aproveite o conteúdo!

Dia ruim e as reclamações

dia ruim reclamações

Quando você percebe que o dia não vai nada bem é comum que comece a fazer reclamações? Muitas pessoas não possuem controle das suas emoções e tão logo as coisas não vão bem elas começam a reclamar e assim agir de maneira injusta com quem está ao seu redor. Afinal, o temperamento já está no ápice e não há mais um controle sobre as palavras emitidas. Muitos ao estarem lidando com adversidades, problemas, eles imaginam que o culpado são os outros e assim preferem conduzir o seu dia com enxurradas de críticas.

Esse tipo de comportamento não produz nenhuma melhora. Muito pelo contrário, apenas traz mais problemas para o dia. É importante que saibamos reconhecer que a responsabilidade por qualquer eventualidade que ocorra é nossa. Então, não há motivos pelos quais culpar outras pessoas. Afinal essa jogada está apenas transferindo uma responsabilidade para quem não tem muito a ver com a maneira como o nosso dia está sendo conduzido.

Então a dica que eu quero te dar para que esse dia ruim não se torne ainda pior é que você procure fazer menos reclamações. Saiba realmente atentar o seu foco para buscar soluções. É muito importante essa mudança de direcionamento, afinal é assim que vamos conseguir melhorar o dia. Quem muito reclama não tem o controle e consequentemente acaba deixando que o dia se torne pior. Por óbvio esse controle é obtido através de um treinamento para realmente melhorar suas reações emocionais. Sobre esse assunto clique aqui e saiba mais sobre a inteligência emocional.

Você não é as suas emoções

emoções e dia mau

Eu sempre digo que em questões de segundos podemos sair da tristeza e passar para a felicidade. Afinal, nós não somos nossas emoções, mas sim aquilo que decidimos sentir. Muitas pessoas não entendem e acabam sempre experimentando mais dor do que realmente deveria. Por exemplo, quando nos acontece algo ruim o que sentimos é a interpretação que damos aos fatos. Através dessa interpretação comunicamos com nós mesmos o que devemos fazer ou sentir para lidar com isso.

Agora eu te pergunto: não seria melhor ter mais interpretações que não nos cause tanta dor? Com certeza seria. Mas o que acontece é que a maioria das pessoas preferem sentir a dor, muitos gostam de se passar por coitadinhos para assim experimentar mais carinhos. Isso é um fato comum em pessoas que quando crianças recebiam o amor e atenção dos seus pais somente quando estavam doentes. Então tais pessoas se entregam absurdamente aos sentimentos de dor para de uma maneira ou outra receber um carinho de alguém.

Outras pessoas podem dizer “Douglas, eu não quero me sentir mal”. Mas a verdade é que somos nós que escolhemos como queremos nos sentir. Nós não somos nossas emoções, somos nossas escolhas. Ou seja, eu posso muito bem mediante uma notícia dolorosa optar por não me trancar no meu quarto para vivenciar a dor, mas sim para colocar uma música que me alegre e me faça dançar. Essa é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de sair da tristeza para a felicidade em segundos. Se você quer saber mais sobre como colocar um fim na dor emocional clique aqui.

Pense antes de agir, mas realmente pense!

pense antes de agir

Então fica claro com a leitura desse artigo que você pode sim ter o controle e evitar que esse dia ruim se torne ainda pior. É através das suas escolhas que essa possibilidade surge. A questão que fica é: você prefere optar por prazeres momentâneos para se livrar da dor? Prazeres esses que vão trazer remorsos futuros? Porque é assim que o álcool, as drogas, a comida em excesso, etc., irá causar.

Pense realmente antes de tomar qualquer decisão quando estiver experimentando um dia ruim. Se indague se alguma atitude de momento irá te fazer bem ou mal ao longo prazo. Quando raciocínios a curto prazo muitas ações parecem boas alternativas. Mas é pensando a longo prazo que realmente raciocinamos se será uma atitude benéfica para nós.

Eu falo isso por experiência própria. Afinal, muitas vezes eu já escolhi beber para me livrar do dia ruim. Todavia, esse ato apenas fomentava mais problemas, pois no dia seguinte o dia se tornava ainda pior devido as dores emocionais que sinto pós bebida. A partir do momento que aprendi a me livrar do dia ruim através de uma boa caminhada, uma boa dose de exercícios físicos, uma boa leitura, etc., é que realmente percebi que são nossas escolhas que determinam como vamos nos sentir a curto e longo prazo. Então vamos pensar muito bem antes de tomar qualquer decisão baseada nos dias ruins.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: