Cristiano Ronaldo – 6 lições que aprendi com o CR7

O motivo para escrever um artigo sobre o Cristiano Ronaldo é simples. Você provavelmente já escutou aquela frase “me diga com quem tu andas que eu te direi onde vais em sua vida” – dita pelo Rodrigo Cardoso. Outra maneira que eu costumo pensar quanto a essa frase é “me diga quem tu admiras que eu te direi onde vais em sua vida”. O que eu quero dizer é que aquelas pessoas que aprendemos a admirar consequentemente acabamos “copiando” algumas de suas habilidades e traços de caráter para nossas vidas. E o foco do Cristiano com sua carreira me fascina, pois ele sabe exatamente o poder de ter foco.

O CR7 não apenas no mundo do futebol, mas em termos de mentalidade no geral é uma das pessoas que eu mais aprendi a admirar ao longo da minha vida. Desde quando estudei sobre a força que existe em nos espelharmos em alguém e copiar suas crenças passei a procurar referências no mundo que me ajudassem a melhorar minhas convicções para alcançar meus grandes sonhos. E com certeza o Cristiano Ronaldo é uma dessas referências, assim como Jesus Cristo, Anthony Robbins e Arnold Schwarzenegger. Mais recentemente eu tenho me atraído bastando com a incrível mentalidade do Conor McGregor também.

Mas esse artigo é para falar sobre as lições que aprendi com o CR7. São muitas, porém, para não ficar um texto muito longo irei compartilhar 6 delas. Aproveite o conteúdo!

1 – A mentalidade vencedora do Cristiano Ronaldo

A primeira grande lição é que o CR7 tem uma mentalidade incrível. Ele até diz que “na vida nada é impossível, é só lutar dia a dia pelos seus sonhos”. Eu que acompanho o Cristiano sei o quanto ele era obcecado para conquistar o prêmio de melhor do mundo. Embora tenha conquistado esse prêmio muito cedo ele sempre quis conquistar mais. Ainda mais após o surgimento do Messi e a sequência de títulos de melhor do mundo que o argentino conquistou.

Por mais que parecesse uma missão impossível superar o Lionel Messi, o Cristiano Ronaldo nunca desistiu e sempre melhorava temporada após temporada para se sagrar o melhor do mundo novamente. Atualmente, ao término de 2017 CR7 igualou com o argentino em número de títulos de melhor do mundo. A observação é que o Messi já chegou a ter 4 títulos e o Cristiano Ronaldo apenas um. Esse ano o duelo estará empatado em 5 títulos para cada um – o que equivale há 10 anos de disputa. Mas isso só foi possível devido a persistência do português e sua mentalidade treinada para ter foco.

2 – O treinamento e a disciplina

Cristiano Ronaldo diz que “sem disciplina o talento não serve para nada”. Muitos dizem que o CR7 não nasceu com o dom do futebol, mas que adquiriu ao longo do tempo. Ou seja, isso mostra o quanto Cristiano é adepto do treinamento para conquistar seus sonhos. Ou seja, isso nos mostra que podemos adquirir qualquer habilidade que seja desde que estejamos dispostos a treinar até nos aperfeiçoarmos em algo.

Eu, por exemplo, não acredito em dons, mas sim em talentos desenvolvidos. Na minha opinião é o treinamento que te faz um campeão no que quer que seja. Tudo aquilo que você almeja será conquistado através de um treino específico para o êxito.

3 – O modo CR7 de lidar com as vaias (críticas)

Certa vez assistindo algum vídeo sobre o empreendedorismo com o Érico Rocha ele conta que estava assistindo uma partida de futebol em Manchester na época em que o CR7 atuava por lá. Ele narra que a torcida rival começou vaiar o Cristiano e que foi a maior burrice que poderiam ter feito. Afinal, nos momentos de críticas Cristiano Ronaldo se torna ainda melhor. Ao término daquele jogo não deu outra, CR7 destruiu com suas incríveis jogadas.

A lição que fica é que devemos nos tornar melhores com as críticas que nos lançam. Muitas pessoas acabam se abalando e deixando de crescer. Não é assim que devemos agir, é importante usar as críticas como uma alavanca para nos tornarmos melhores. E isso só acontece quando temos foco e não deixamos situações exteriores nos atrapalharem.

4 – A persistência para ser o melhor

Como eu disse na primeira lição o CR7 nunca desistiu de ser o melhor do mundo. Houve ano em que ele era o artilheiro de tudo, mas o Messi conquistava o título de melhor do mundo por ter sido campeão da Liga dos Campeões. Em outros anos, o CR7 era o campeão da Liga dos Campões, mas o Messi conquistava o prêmio de melhor do mundo por ter sido o artilheiro de tudo. Mesmo embora nesse cenário Cristiano não desistiu. Graças a sua persistência hoje ele é o maior artilheiro de todos os tempos da Liga dos Campeões e após tantos feitos conquistou mais quatro vezes o prêmio de melhor do mundo.

Ou seja, a lição é que devemos sempre persistir em busca dos nossos sonhos. Devemos aprender como ter foco para a realização. É com persistência que atingimos nossos grandes objetivos. Aqueles que desistem não vão muito longe na vida e sempre estão com resultados medianos.

5 – O teu trabalho é a tua paixão

Cristiano Ronaldo não apenas cumpre obrigações com o seu trabalho, ele realmente atua em algo que ama. Não é à toa que mesmo apesar da idade ele se torna melhor a cada ano. Ele é tão obcecado em entregar o melhor trabalho que ele sabe quantos quilos ele tem de perder nos próximos anos para manter seu nível de competitividade. O CR7 é estudioso e sabe que a idade chegou (32 anos) e que é preciso adequar o seu corpo para entregar o seu melhor.

6 – Mantenha o foco

Na época em que somente o Messi conquistava o título de melhor do mundo, o CR7 nunca mudou o seu foco de um dia voltar a conquistar esse prêmio. E graças ao foco ele voltou a conquistar o que almejava.

Muitas pessoas não conquistam os seus sonhos porque não sabem para onde direcionar sua atenção. Quando não temos foco qualquer caminho serve, ou seja, qualquer conquista serve. Por isso é de extrema importância aprendermos a treinar o nosso foco. Para saber mais sobre esse assunto clique aqui.

Compart. 0

Deixe um comentário: