Como superar a timidez – aprenda imediatamente

Sabe aquele sentimento que te impede de tomar determinadas ações? Muitas pessoas tímidas estão sempre limitadas por esse estado. Se você for tímido é preciso que aprenda como superar a timidez, afinal os tímidos normalmente não conseguem ir muito longe na vida. Uma vez que lhes faltam a capacidade intrinsecamente relacionada ao sucesso: a habilidade de agir. Muitos têm a timidez tão elevada que realmente se paralisam.

No decorrer desse artigo irei trazer dicas incríveis para você superar a timidez. No primeiro tópico irei abordar sobre as dificuldades da pessoa tímida. Após falarei como superar a timidez se livrando do medo irracional.

Meu desejo é que esse seja um artigo que irá realmente te ajudar a ter um novo estilo de vida com mais confiança e certeza do êxito. Realmente tenha atenção e leia esse conteúdo como um divisor de águas da sua vida. Aproveite a leitura!

As dificuldades da pessoa tímida

como superar a timidez dificuldades

É bem verdade que os tímidos deixam de aproveitar o melhor da vida. Muitos têm medo de conhecer novas pessoas, conversar determinados assuntos, dançar, se divertir. A timidez também atrapalha diversas outras áreas, como, por exemplo, a área financeira. Muitos tímidos têm dificuldade em conseguir novos empregos ou até mesmo iniciar negócios próprios. Aquela pessoa tímida corre sérios riscos de ser um adulto cheio de limitações se não aprender uma maneira de como superar a timidez.

A primeira dica para superar a timidez é que você esqueça que o mundo é seu inimigo. Muitas pessoas tímidas temem demasiadamente a crítica – muitos realmente acreditam que os outros sempre irão os criticar, rir da sua cara, tratar com deboche. Elimine esse pensamento do julgamento, pois assim você tende a ter uma vida mais tranquila. Nesse quesito é válido observar que você não deve se cobrar tanto. Quando a pessoa é tímida ela tende a se cobrar muito sempre buscando a perfeição.

Outro passo fundamental é entender que é impossível agradar todos. Dessa forma, não se preocupe se você não é bem aceito em algum grupo ou mesmo algumas pessoas não gostem de você. Isso é perfeitamente normal e acontece com todo mundo. Uma dica importante é que você procure dar mais atenção para sua postura. Normalmente pessoas tímidas estão sempre cabisbaixas, com ombros para baixo. Sua postura interfere diretamente em seus pensamentos e sentimentos – lembre-se disso.

Por fim, tenha em mente que você nunca estará só. Existem muitas outras pessoas tímidas no mundo que provavelmente enfrentam as mesmas dificuldades que você. Algumas infelizmente não conseguem se desvincular do estado da timidez, enquanto outras conseguem superar. Se você deseja ser como as que superam clique aqui e conheça uma maneira definitiva sobre como superar a timidez. 

Como superar a timidez se livrando do medo irracional

como superar a timidez

Sabe aquele momento de discursar para uma sala lotada? Ou quando você entra em um local cheio e pensa que todos estão olhando para você? Muitos em situações assim tendem a ficar nervosos, com o coração batendo mais forte, a boca seca, etc.. É um claro exemplo de um medo irracional que não tem fundamento algum na realidade. Muitas pessoas, inclusive, começam evitar certas situações por temerem constrangimentos. A timidez ela mais atrapalha do que ajuda.

É válido notar que existem vários graus de timidez – do ponto de não atrapalhar muito o dia a dia até aquela timidez que incapacita qualquer atitude de quem a sente. Para essas pessoas é muito comum sentir ansiedade ou mesmo fobia social e ataques de pânico. Uma das principais causas que leva alguém a ser tímido é a sensibilidade demasiada, insegurança, até mesmo o perfeccionismo. Vale notar que muitos têm uma autoimagem muito fraca de si mesmo chegando ao ponto de não se acharem pessoas interessantes. Assim, a timidez aflora.

Mas como lidar com a timidez? Bom, é muito importante que você aprenda reconhecer qual medo te leva a ser tímido. Compreenda como esse estado é manifestado em seu dia a dia. Se é algo frequente. Quais sensações provocam. Após, é importante você transformar essa consciência – adquirida após analisar os fatos – em conhecimento. É de extrema importância também que você aprenda como eliminar de vez as incapacidades provocadas pela timidez – clique aqui e saiba como como superar a timidez.

Vencendo a timidez

como superar a timidez vencendo

É bem verdade que como a timidez está ligada ao medo – muitas vezes o indivíduo faz análises anteriores que o incapacita antes mesmo de agir. Por vezes, alguns ficam paralisados. Como eu disse anteriormente, existem vários graus na timidez. Irei abordar aqui a excessiva. Ela ocorre em situações em que não há ameaça alguma, mas o medo domina qualquer tipo de ação. Aqui o indivíduo sempre irá tomar decisões de isolamento que o afastam das demais pessoas. É algo grave, afinal prejudica totalmente as escolhas de quem sofre desse estado.

A timidez crônica se caracteriza pela dificuldade de lidar com situações novas. Sentimento de muita ansiedade, insegurança, medo do ridículo, uma preocupação excessiva com relação ao que os outros pensam ao seu respeito. Mas quais são as causas da timidez excessiva?

Bom, a primeira quase advém antes mesmo da sua chegada ao mundo – gravidez não planejada ou conturbada em que o bebê não foi bem vindo. Muitos tendem a se sentirem assim até a vida adulta com receios de chegar em locais novos. As críticas e cobranças durante a infância também afetam de maneira devastadora. Afinal, muitos tendem a se sentirem um fracasso e dessa forma sentem muito medo de errar e passam a viver em negação. Outra causa que vale observar é a falta de elogios durante a infância. Quando não há, muitos tendem a achar que sempre estão errando.

Todas as dicas já apresentadas anteriormente podem ajudar nesse caso. Mas, em minha opinião a melhor maneira de lidar com a timidez excessiva é realmente buscar ajuda. Estudando sobre o assunto encontrei um conteúdo que pode te ajudar a eliminar de vez a timidez. Trata-se de um excelente programa desenvolvido pela Cintia Lopes. Se você deseja realmente aprender como superar a timidez clique aqui e confira.

Compart. 0

4 Comentários

  1. Priscila

    Interessante a matéria. Eu já fui tímida, graças a Deus superei a partir do momento que soube reconhecer meus valores, minhas crenças e o quanto cada ser humano é único e especial. Mas vale lembrar que todos podem superar sim, quem tiver dificuldades pode procurar por um psicólogo, será de grande importância e faz grande diferença. Vale a pena.

    Responder
    1. Douglas Teixeira

      Que ótimo você ter superado, Priscila. Tenho certeza que foi um grande passo em sua vida. Todos deveriam seguir o seu caminho e superar esse estado limitador. Infelizmente não são todos que procuram meios para superar. Obrigado pelo comentário.

      Responder
      1. Priscila

        Obrigada você também meu amigo por ter esse gesto tão especial de ajudar o próximo com suas mensagens incríveis.

        Responder

Deixe um comentário: