Cabelo platinado – 4 lições que aprendi ao mudar de visual

O que dizer do meu cabelo platinado? Embora seja um título diferente e pareça atingir apenas o público dos platinados, não se engane, pois são dicas valiosas para todos sobre a própria vida e a relação na sociedade. Aproveite o conteúdo!

O cabelo platinado e o julgamento

cabelo platinado e julgamento

Na bíblia em João 8:15 está escrito “vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo.” Essa é uma lição valiosa que a maioria das pessoas não seguem de forma alguma. Me estranha a facilidade que os outros têm para fazer julgamentos apenas pelo que as pessoas aparentam por fora.

Ao pintar o cabelo o primeiro comentário que uma pessoa muito próxima a mim fez foi “virou bandido”. Um comentário estúpido que para muitos iria ferir a sua honra e provocar algum atrito. Todavia, eu tenho o seguinte entendimento: as pessoas quando julgam alguém estão medindo a si próprias. Em outras palavras, a realidade que uma pessoa vive é muito diferente da realidade em que eu vivo. Talvez, em um mundo bem estranho a cor do cabelo possa definir o caráter de alguém. Mas no meu mundo e creio que no da maioria das pessoas, o caráter de alguém é definido por suas ações.

Então caso você sofra julgamentos por conta da sua aparência, do seu visual, das roupas que você usa, não se entristeça. A realidade dos outros não precisa ser a sua própria realidade.

Dificuldade de lidar com a diferença

cabelo platinado diferença

Lidar com as diferenças pode ser trabalhoso. Muitos parecem não entender que somos seres únicos, individuais. Ninguém é igual a ninguém. Todavia, existem pessoas que vão apontar suas diferenças como uma maneira de te abalar. Mas a verdade é como Jesus Cristo disse “vemos o cisco no olho do próximo, mas não enxergamos a trave em nosso olho…”.

Certa vez, eu estava voltando da academia e de repente passou uma carreta com dois caminhoneiros que literalmente começaram apontar o dedo em minha direção e darem muitas gargalhadas. Em um primeiro momento imaginei que poderia ter acontecido algo de engraçado e olhei para trás, mas depois percebi que se tratava de duas pessoas que infelizmente não desenvolveram bons modos.

Então a dica é que você não se constranja caso seja ridicularizado em alguma situação. Muitas pessoas não respeitam a identidade de cada um. No meu caso foi um evento isolado, mas se você passar constantemente por situações assim saiba impor limites – nunca discuta, apenas demonstre seu ponto de vista e o incomodo com certas situações. Afinal, muitas vezes mesmo as brincadeiras entre amigos e familiares podem nos abalar. Coloque limites!

Críticas por viver fora do padrão

viver fora do padrão

Padrão é tudo aquilo que as pessoas estão acostumadas a seguir. Você provavelmente já deve ter escutado aquela frase “pense fora da caixa”. Todavia, quando alguém começa a pensar fora da caixa e expor suas ideias, começa a ser o diferente, o estranho. Muitos não aceitam ideias inovadoras e assim criticam de maneira depreciativa aqueles que optam por seguir um caminho contrário ao que muitos seguem.

Talvez de todas as lições essa foi a que menos me trouxe aprendizado. Afinal, eu vivo fora do padrão desde quando eu tranquei o curso de Direito em uma Universidade Estadual (Unimontes) para viver por minha arte – que é justamente criar conteúdos sobre desenvolvimento pessoal, alta performance e autoajuda. Então eu já estava lapidado para o que estava por vir após deixar o cabelo platinado.

As críticas não valem muito a pena citar quais foram. Mas a lição que eu quero te passar é que se você for fugir do padrão saiba que vai sim enfrentar críticas. Muitas pessoas não estão preparadas para lidar com a coragem que alguns possuem de viver por sua própria felicidade. Saiba que aqueles que te criticam, na verdade gostariam de ter a sua determinação.

A comunicação que exercemos com nós mesmos

cabelo platinado comunicação

Por fim, a grande lição que aprendi com o cabelo platinado é com relação a comunicação. Você se comunica bem consigo mesmo? Como você reage aos eventos da vida? Quais vozes mentais você costuma dar ouvidos? Aquela que está sempre falando coisas negativas? Ou aquela que te fortalece?

Por exemplo, eu notei que após deixar o cabelo platinado passei a ser o centro das atenções. Todo lugar que eu vou sempre tem muitas pessoas me observando. Isso somado ao fato dos julgamentos, das críticas, da diferença, de fazer parte de uma minoria, em um primeiro momento me fez sentir péssimo. Afinal, eu passei a imaginar que estava realmente feio, estranho, esquisito. Ou seja, estava me comunicando de uma maneira extremamente doentia comigo mesmo.

Todavia, como eu estudo muito sobre mentalidade logo me veio a seguinte ideia “Douglas, isso é uma comunicação negativa, interprete os fatos de maneira positiva.”. Então eu passei a dizer para mim mesmo que o pessoal estava me observando por eu estar mais bonito, pelo visual atraente, por ter lindos cabelos grisalhos. E isso mudou o meu sentimento aos outros me olharem.

Então a dica que eu quero te passar é que como você se sente não é um resultado do que está realmente acontecendo em sua vida, do que está acontecendo em sua volta. A maneira como você se sente é em razão das interpretações que você tem com o que está acontecendo. Ou seja, é você quem decide como se sentir baseado nas escolhas que você faz para perceber sua vida.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

4 Comentários

  1. Milla

    Eu amo acordar todos os dias e ter suas mensagens de alto ajuda me renovo todo dia ao ler e escutar suas lindas palavras, obg por vc existir Douglas Teixeira, vc faz a diferença nos meus dias , um forte abraço 🤗 💋😍💋

    Responder

Deixe um comentário: