Autoconfiança – como aumentar a confiança em si mesmo

Como anda a sua autoconfiança? Pare por alguns minutos e reflita se você é autoconfiante. Sim, faça essa reflexão! Pense como anda a sua confiança no ambiente profissional, nas suas relações sociais, na sua relação amorosa, familiar, enfim… todos nós sabemos que quem acredita sempre alcança. Todavia, para alguns se torna algo muito difícil ser confiante. O pior é que a falta de confiança nós faz perder grandes benefícios profissionais e, até mesmo, relações sociais e amorosas. Afinal, quem não aprende como ser confiante acaba não desenvolvendo habilidades necessárias para prosperar em todas as áreas da vida.

Por meio desse artigo quero disponibilizar algumas dicas para que você possa confiar mais em si mesmo. Tenho convicção que a confiança é um passo fundamental para toda e qualquer grande realização. Aproveite o conteúdo!

Para ter autoconfiança descubra suas qualidades

autoconfiança suas qualidades

A falta de confiança leva muitas pessoas a acreditarem que elas não são o bastante. A verdade é que muitos realmente acabam não enxergando as suas boas qualidades. Desse modo estão sempre pessimistas e esperando os piores resultados possíveis. O irônico disso é que todo ser humano possui grandes qualidades sim. Vai me dizer que você não conhece aquela pessoa incrível, mas que costuma carregar uma nuvem de tempestade por onde passa? Isso é muito comum.

“Mas, Douglas, com ser confiante se eu não enxergo minhas qualidades?” Bom, eu acredito muito nas afirmações positivas. Por exemplo, eu por muito tempo sempre tive frases prontas que eu repetia para mim mesmo todos os dias. Frases do tipo “eu tenho uma confiança inabalável no meu sucesso…” ou “eu tenho a força, sou invencível”. Por mais que no início você afirme tais frases e possa não acreditar… o tempo vai passar e se a repetição continuar sendo diária, pode ter certeza que você passará a acreditar em tais afirmações.

Outra atividade que exerço no momento e me faz notar minhas grandes qualidades é todas as noites escrevê-las. Por exemplo, sempre antes de dormir eu respondo algumas perguntas. Uma das perguntas é “Douglas, quais as suas qualidades?” E eu paro ali por alguns minutos e vou escrevendo as minhas qualidades. Essa atividade pode te levar com o tempo a observar mais o seu lado bom do que o seu lado ruim. Isso consequentemente te faz ter autoconfiança.

Quando você nota as suas grandes qualidades você passa a se sentir melhor. Mas lembre-se que o sentido da vida é progredir, então não se conforme com as suas qualidades de momento. O importante é continuar crescendo e adquirindo novas qualidades. Uma sugestão é que você clique aqui e aprenda a se desenvolver ainda mais como pessoa.

A confiança e os erros cometidos

confiança e erros

Muitas vezes erramos durante nossa passagem aqui na terra. Muitos não entendem que os erros fazem parte da vida de todos. É muito comum diversas pessoas desistirem dos seus sonhos, objetivos em virtude dos variados erros e fracassos. Quem não tem uma atitude positiva diante desses momentos acaba desenvolvendo uma autoestima muito baixa e assim sua confiança é abalada.

Para você se tornar autoconfiante precisa ter em mente que os erros eles vão acontecer uma hora ou outra. Todavia, o caminho a ser seguido é saber analisar o que é preciso ser melhorado para não mais cometer tais erros. Perceba bem que é a sua atitude diante dos fatos que o faz ter uma falta de confiança ou continuar acreditando em si próprio. Lembre-se bem daquela frase quem acredita sempre alcança, pois essa é uma das leis universais da vida em minha opinião.

É importante também que você não se torne uma pessoa conformada com seus erros. Afinal, esse é o melhor caminho a ser seguido por aqueles que vão colher muito pouco e sempre experimentar uma vida cheia de limites. Com relação aos limites clique aqui e aprenda a lidar com isso.

Confie em si mesmo e concentre-se no seu sucesso

confie em si mesmo autoconfiança

Uma das dicas que eu sempre dou é confie em si mesmo. Eu tenho total convicção que a autoconfiança é uma característica elementar para o sucesso e vise versa. Afinal, quanto mais sucesso você experimenta mais confiança você adquire. Ou seja, se quer ter mais sucesso e ser mais autoconfiante esteja determinado a sempre persistir na busca da realização dos seus sonhos. Não basta você apenas sonhar e ter objetivos, mas sim se comprometer de corpo e alma por tudo aquilo que você deseja.

É óbvio que no caminho você terá muitas situações difíceis, duvidosas, mas a atitude correta não é a de desistir nesses momentos, mas sim persistir. Quem sempre desiste no meio do caminho acaba a cada nova tentativa tendo mais falta de confiança em suas capacidades. Então permaneça fiel em seu objetivo final, mas sempre observando o quanto a trajetória tem te tornado alguém melhor e mais convicto.

A melhor maneira de você está concentrado no seu objetivo final e nas etapas para a concretização é traçar metas. Por exemplo, faça planos diários, semanais, mensais das etapas que você precisa cumprir. Eu sempre lido dessa maneira com minhas conquistas. Se quero ter tantos seguidores em minha conta do Instagram, tantas pessoas lendo os meus artigos, eu sei exatamente o que eu preciso fazer a cada dia para chegar a concretização final. E ver meus resultados estando melhores do que o idealizado aumenta mais a minha confiança em um grande sucesso a longo prazo.

Logicamente, para ter consciência e adquirir essa habilidade eu precisei estudar muito sobre como ter foco e ser fiel aos meus sonhos. Se não fosse essa habilidade essencial jamais conquistaria sempre mais do que o planejado. Aconselho que você clique aqui e leia um artigo que eu escrevi sobre o foco.

Uma chave importante…

Por fim, espero que este tenha sido um artigo importante em sua trajetória para grandes conquistas. Confie em si mesmo, pois essa é a melhor maneira de você conquistar sempre mais do que espera. Creio que esse artigo tenha te ensinado como ser confiante. Mas antes de me despedir gostaria de deixar a seguinte mensagem:

“Uma chave importante para o sucesso é autoconfiança. Uma chave importante para a autoconfiança é a preparação”. – Arthur Ashe. Prepara-se para a realização dos seus grandes sonhos. Um grande abraço do seu amigo!

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

2 Comentários

  1. Ana Paula

    Excelente. Eu confesso que tenho um problema com minha autoconfiança, me deixei sabotar pelas circunstâncias, e isso me abalou, mas eu não to aqui por acaso, isso também é lição. Parabéns pelo trabalho.
    Abraços

    Responder

Deixe um comentário: