Os atiradores de culpa (a culpa é sempre do outro)

É triste, mas os atiradores de culpa estão por toda parte. Se levantou mais tarde e chegou atrasado no trabalho a culpa é do trânsito congestionado. Se está desempregado ou desiste de qualquer tipo de empreendedorismo a culpa é da crise econômica. Se o namoro não está bem a culpa é do parceiro (a). E, por incrível que pareça, se nada está dando certo na vida a culpa é do carma, do horóscopo, de Deus, e blá blá blá.

A verdade é que encontrar o culpado para qualquer situação é uma maneira de trazer um alívio momentâneo. Ninguém gosta de estar errado, todavia, muitas pessoas para mascarar suas deficiências procuram no outro a culpa por seus problemas. Muitos antes de assumirem o erro vão dizer que foi falta de sorte, do alinhamento dos planetas, do chefe, do clima, enfim, de tudo menos de si próprio.

Confúcio já dizia que o homem superior atribui a culpa a si próprio, enquanto o homem comum aos outros. Em meu modo de pensar talvez essa seja a pior prisão que alguém pode se encontrar. Afinal, trata-se de uma cárcere interior que impossibilita qualquer atitude para superar tais momentos. Oras, se a culpa é do outro o que poderei eu fazer para resolver? Absolutamente nada.

Se você deseja ser um campeão é hora de buscar a sua responsabilidade por tudo aquilo que te ocorre, sobretudo quando o culpado é você. Aquele que não tem uma atitude vencedora dificilmente consegue colher os melhores frutos. Sobre como ter atitude que te possibilite vencer clique aqui.

A culpa não é do outro – assuma seu erro

a culpa

O primeiro passo para você ser um vencedor é realmente parar de buscar o culpado e começar a reconhecer o seu erro. Afinal, é dessa maneira que a responsabilidade de encontrar soluções aparece e você consegue se desvincular de situações limitantes.

O pior erro do ser humano é não reconhecer seus defeitos. Sabe aqueles pais que não enxergam as falhas dos filhos? Pois então, não seja um desses consigo próprio. Assuma que está errado, aceite as críticas, seja sincero consigo mesmo e, principalmente, não seja orgulhoso.

Falhar faz parte da vida de qualquer ser humano. Os únicos que não erram são aqueles que estão no cemitério. Então reconheça realmente que o erro é um processo de aprendizagem que nos possibilita crescer como profissionais e sobretudo como pessoas.

Amadureça! Se chegou atrasado no trabalho a culpa é sua que não acordou na hora certa. Se está desempregado talvez lhe falte alguma qualificação para não ser mais demitido. Se desiste de qualquer empreendimento é hora de empreender naquilo que você realmente ama. Se o namoro não está bem procure onde você está errando – talvez o erro seja até mesmo na escolha de com quem se relacionar.

Espero que esse artigo tenha feito uma diferença na sua vida. Ficarei muito feliz em ler um comentário seu a respeito da leitura. Vamos lá! Deslize essa tela para baixo e deixe seu comentário mais abaixo! Será um prazer saber a sua opinião.

Seja mais um importante contribuinte:

Para que possamos ajudar cada vez mais pessoas diariamente a superarem seus limites e terem inspiração para vencerem na vida eu necessito da sua contribuição. Se for de coração alegre clique aqui e me ajude a ajudar.

Compart. 0

Deixe um comentário: